UERN recebe microscópio de alta resolução adquirido através de emenda de Fátima Bezerra

As pesquisas realizadas pela Universidade do Estado do Rio do Norte (UERN) ganham o reforço de um microscópio óptico de alta resolução, instalado recentemente na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

O equipamento visa ampliar e aperfeiçoar a realização de pesquisas experimentais/clínicas vinculadas à graduação, residências médicas e aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UERN, bem como a otimização dos estudos e diagnósticos vinculados aos ambulatórios e ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), da FACS/UERN.

Fruto de uma emenda federal da então senadora Fátima Bezerra, tendo como órgão concedente o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o equipamento foi adquirido por meio de convênio no valor de R$ 305.213,00, sendo R$ 5.213,00 de contrapartida da UERN. Chefe do Departamento de Convênios da UERN, Irani Silveira acrescenta que esse convênio inclui uma central de ar que será instalada no auditório da FACS.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Cavalcanti explica que o equipamento estabelece uma técnica de foto-documentação de amostras histológicas. “Esse equipamento chega num momento importante, pois vem fortalecer nossos programas de pós-graduação. A grande vantagem é o baixo custo da manutenção e do material de consumo.Com isso, a gente gasta muito pouco para fazer pesquisa. Toda estratégia de aquisição desse equipamento foi pensada para esse cenário de limitações, onde precisamos otimizar nossos recursos”, ressalta Rodolfo.

O diretor da FACS, Fausto Guzen, reforça a importância do microscópio para o ensino e a pesquisa: “Esse equipamento vai dar mais consistência aos dados das pesquisas realizadas em nossa Universidade. Esses resultados podem respaldar e fortalecer nossa produção científica, com publicações em revistas de maior impacto”, afirma Guzen, destacando que pesquisadores de outras unidades acadêmicas poderão utilizar o equipamento.