Uern contemplada com recursos CNPq para construção de Centro de Mineração em Escala Industrial

O professor Dr. João Maria Soares, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi contemplado na chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq/CT-Mineral/CT-Energ Nº 27/2022 – Minerais Estratégicos. O projeto aprovado receberá recursos no valor de R$ 1,245 milhão.

Os recursos serão destinados para a construção de Centro de Mineração em Escala Industrial, no município de Assú. Do total de aprovado, R$ 1,1 milhão será de capital e R$ 145 mil para custeio. “Os valores serão destinados para toda a parte de infraestrutura e equipamentos”, informa o professor, destacando que questões sobre o local onde o Centro será instalado ainda estão sendo dialogadas com a Universidade e empresas da região do Vale do Açu.

Este será o primeiro Centro de Mineração a montar em escala industrial. O minério a ser trabalhado é a ilmenita, um dos principais minérios utilizados para a extração de titânio, utilizado como pigmento empregado nas indústrias de tinta, papel, plástico, borracha, fibras, vernizes, próteses ósseas, implantes dentários, instrumentos cirúrgicos, entre outros. “A ilmenita é encontrada na areia do Rio Piranhas-Açú”, informa.

João Maria destaca que, além de possibilitar o processamento da ilmenita em escala industrial, o Centro é estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado. O pesquisador revela que no Nordeste não tem mais a produção deste minério em escala industrial, sendo assim, provar a viabilidade da extração em grande escala pode atrair indústrias para a região.

“Estou muito feliz em estar contribuindo com o projeto para a construção de um Centro de Mineração em Escala Industrial. Um projeto que vai dar visibilidade à Universidade, onde a instituição sai dos seus muros e vai dialogar com outros setores. É uma ação que envolverá alunos e pesquisadores, e será de suma importância para o desenvolvimento do Estado”, declara.

A Chamada CNPq/CT-Mineral/CT-Energ Nº 27/2022 – Minerais Estratégicos tem por objetivo apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das cadeias produtivas dos minerais estratégicos, formar recursos humanos e capacitar infraestrutura laboratorial.

A proposta é colaborar para o desenvolvimento de modelos de depósitos minerais estratégicos, laboratorial e piloto para caracterização tecnológica, processamento, produção e uso de minerais estratégicos em materiais avançados e produtos de alta tecnologia, visando agregar valor, adensar o conhecimento e promover a sustentabilidade e competitividade das cadeias produtivas desses minerais no Brasil.