Projeto de pesquisa coordenado pela UERN é tema de mesa redonda no IV CONEDU

A “Ascensão social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da educação básica até a universidade”, projeto de pesquisa desenvolvido na UERN, sob a coordenação do professor visitante Dr. Constantin Xypas, será tema da primeira mesa redonda IV Congresso Nacional da Educação – IV CONEDU, que acontece de 15 a 18 de novembro de 2017, em João Pessoa/PB.

A mesa redonda será coordenada pela professora Dra. Ana Maria Morais Costa (UERN) e terá como palestrantes: Dr. Constantin Xypas (UERN), Dra. Geovânia da Silva Toscano (UFPB) e Dra. Bárbara Sicardi Nakayama (UFSCAR).

O evento, um dos maiores da área de Educação realizados no país, tem como tema central “A Educação brasileira: desafios na atualidade”. (Veja o site do IV CONEDU)

Vários professores da UERN participam do IV CONEDU como palestrantes, debatedores, coordenadores de mesa e GTs. Além disso, dezenas de alunos da UERN apresentarão trabalhos no evento.

Ascensão social por meio dos estudos – A pesquisa coordenada pelo professor Dr. Constantin Xypas reúne professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) e da Pós-graduação em Educação (POSEDUC/UERN), além de pesquisadores das seguintes universidades: Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade de São Paulo (USP) e Université Catholique de l’Ouest (UCO) França.

A referida pesquisa busca identificar e compreender os mecanismos que possibilitam o sucesso escolar e acadêmico de estudantes do ensino fundamental até a universidade que, apesar da sua origem popular, marcada por processos sociais e culturais de exclusão social e baixa inclusão educacional, conseguem romper com a inferioridade simbólica advinda de sua condição econômica, da baixa escolaridade de seus pais e familiares, do lugar de moradia (zona rural e periferias de cidades) e do pertencimento cultural a minorias marcadas por preconceitos ou estereótipos (negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências etc.). Procura-se investigar quais mecanismos são os mais importantes para o êxito escolar e acadêmico.