Produção científica da Uern contribui com ações de prevenção e combate à COVID-19

Frente a uma pandemia, em uma luta contra um inimigo desconhecido, a produção científica demonstrou a sua importância para a sociedade e as universidades públicas assumiram um protagonismo na luta contra a Covid-19. Dentro desse contexto, pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm se unido aos esforços de estudiosos de todo o país na busca de alternativa para prevenção e combate à contaminação pelo coronavírus.

Ao longo do ano, pelo menos 15 projetos de pesquisas foram desenvolvidos pela própria UERN e em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) abordando diretamente questões relacionadas ao coronavírus. Entre as pesquisas, foram realizados estudos avaliando o impacto do vírus nas áreas de saúde, meio ambiente e sociedade, bem como os efeitos do isolamento social.

Além disso, pesquisadores do Grupo de Engenharia de Software (GES) do Departamento de Informática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (UERN/UFERSA), por exemplo, participaram ativamente de estudos para o controle da doença, como a criação de sistema inteligente para os cuidados com higiene das mãos, avaliação dos desenvolvimentos de testes para o diagnóstico da COVID-19 e das vacinas, entre outras.

Os estudos também buscaram o desenvolvimento de ações que contribuem indiretamente para a melhoria da qualidade de vida da população no período de pandemia como, por exemplo, a produção de sabão líquido usado nos cuidados preventivos à COVID-19.

“Quando se fala em conhecimento científico, é preciso atrelá-lo ao potencial de identificação de problemas relacionados à sociedade, assim como à capacidade de solucioná-los. Desta maneira, as mais diversas áreas do conhecimento se convergem para o propósito único de transformação da realidade vigente e, com isso, a sociedade tende a melhorar. Nesse sentido, a Uern tem vivenciado momentos ímpares de troca de conhecimentos entre as mais diversas áreas, no sentido de viabilizar estratégias que garantam as melhorias nas nossas políticas públicas, saúde, economia, segurança… enfim, todos os âmbitos que, em função da pandemia, têm enfrentado momentos de instabilidades”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodolfo Cavalcanti Lopes.

A Uern, com sua capacidade técnica e intelectual, vem contribuindo de forma significativa para ajudar a população a superar a pandemia. “Desde o momento inicial da deflagração do contexto de pandemia, a Uern tem demonstrado um importante trabalho junto às diversas pastas do Governo do Estado, assim como tem levado importantes mensagens/informações à população de maneira geral. Com muita segurança, algumas ações de pesquisa e pós-graduação sofreram adaptações e permaneceram em funcionamento, o que ratifica o nosso compromisso com a nossa população na busca de soluções para os problemas vigentes”, frisa.