Presidente da FAPERN conversa com professores da UERN sobre perspectivas para 2019

O diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Prof. Me. João Maria de Lima, realizou na manhã desta quinta-feira (19), no auditório da Escola de Música da UERN, a palestra “FAPERN Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Perspectivas para 2019”.

Na oportunidade foi apresentado o plano preparado para a FAPERN em 2019, que contempla todas as Instituições de Ensino Superior (IES) no Rio Grande do Norte, para que seja possível a publicação de editais de incentivo à pesquisa.

Antes de sua explanação, o professor destacou a importância de parcerias entre a FAPERN e a UERN, por se tratarem de entidades estaduais. Ele também entregou ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradução da UERN, Prof. Dr. Rodolfo Lopes, uma homenagem à UERN em reconhecimento pelos 50 anos de relevante contribuição ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O diretor-presidente da FAPERN também se colocou à disposição dos professores e pesquisadores da UERN, e ressaltou a importância da Fundação ser fortalecida cada vez mais. “Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte está entre os estados com o maior número de doutores pesquisadores, mas precisamos estimular cada vez mais, por isso precisamos de uma Fapern mais forte, para que possamos lutar e conseguir mais recursos para a UERN, que é uma Universidade que tanto precisa de apoio e recursos externos”, afirmou.

Subchefe de gabinete da Reitoria, Prof. Me. Esdras Marchezan Sales representou o reitor Pedro Fernandes, que cumpria agenda administrativa em Natal. Ele destacou a disponibilidade do diretor da FAPERN em relação à UERN, e a importância do fortalecimento da parceria entre as duas instituições.

Para Rodolfo Lopes, pró-reitor de Pesquisa da UERN, a presença do diretor-presidente da FAPERN no Campus Central da UERN “marca o fortalecimento dos laços existentes entre a principal agência de fomento do Estado e a UERN, o levantamento de perspectivas para o ano vindouro no que se refere à ciência, tecnologia e inovação no nosso Estado”.

Nos últimos dez anos, observou-se um importante crescimento na realização de pesquisa na UERN. Neste período, foram mais de mil pesquisas realizadas somente na pós-graduação e atualmente a graduação conta mais de 300 projetos de iniciação científica.

O presidente da FAPERN cumpre agenda nesta quinta e sexta-feira em Mossoró, e irá conhecer algumas das pesquisas que estão sendo realizadas.

.