Pesquisadores do PPGCISH publicam artigo sobre educação indígena em revista da FGV

Discutir a existência e resistência de povos indígenas no Rio Grande do Norte é um dos principais objetivos do artigo “Coisa de índio: Educação Escolar Indígena no Catu dos Eleotérios – RN”, publicado na revista Mosaico, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – RJ. O texto é resultado de estudos dos mestres Guilherme Luiz Pereira Costa e José Alberto da Silva, orientados pela Profª. Drª. Ana Maria Morais, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH/UERN). 

Trata-se de uma análise sobre o Movimento Indígena Brasileiro, com ênfase no Rio Grande do Norte, na defesa uma educação específica, diferenciada e bilíngue ofertada nas comunidades. Para o artigo, foi utilizado entrevistas e relatórios de aula de campo ao Catu dos Eleotérios, primeira comunidade do respectivo estado a concretizar uma educação escolar indígena. 

A proposta do artigo é apresentar a importância da escola indígena como instrumento para a superação da invisibilidade e discriminação da cultura indígena, historicamente construídas pelo contato com uma cultura dominante, segundo informa um dos autores, Guilherme Costa.

A ideia de desenvolver estudos referente ao tema surgiu quando Guilherme Costa e José Alberto, enquanto alunos do curso de Ciências Sociais da UERN, participaram de uma aula de campo na comunidade indígena Catú dos Eleotérios, em Canguaretama-RN. “A partir dessa visita, começamos a nos interessar sobre a temática”, revela Guilherme. 

Com base nas pesquisas sobre a comunidade indígena, os pesquisadores apresentaram trabalhos em evento, José Alberto publicou um livro a respeito do assunto, além disso, os dois construíram seus projetos de pesquisa que foram aprovados no PPGCISH, em 2018.

“A colaboração com a professora Ana Morais surge enquanto alunos de Ciências Sociais, quando ela ministrou a disciplina Movimentos Sociais. Foi nesse momento que conseguimos aliar nossos interesses de pesquisa: as mobilizações dos povos, a temática indígena e a educação escolar indígena. Nosso trabalho possibilita visualizar que pesquisas a respeito de povos indígenas também são desenvolvidos por pesquisadores da UERN”, destaca Guilherme Costa.

Confira o artigo aqui.

 Revista Mosaico 

Mosaico é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC), com sede na cidade do Rio de Janeiro. 

A publicação visa promover a divulgação de conhecimento científico e enriquecer o debate acadêmico por meio da publicação de artigos voltados para as áreas de Ciências Humanas e Sociais, elaborados sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, respeitando a interdisciplinaridade e valorizando o diálogo entre as áreas.