Estudantes da Uern fazem visita às obras do Hospital da Mulher

Atendendo uma solicitação do Diretório Central das e dos Estudantes Anatália de Melo Alves da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 14, uma visita técnica ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. O momento contou com a presença da reitora Cicília Maia, de pró-reitores e estudantes, e foi guiado pela Diretora de Gestão Acadêmica Hospitalar da Uern, Hosana Mirelle Goes.

De acordo com a vice-coordenadora-geral do DCE, Teirume Tatsukawua, além de ser um importante espaço para a promoção da saúde da mulher de Mossoró e região, o Hospital representa um vasto campo de estágio para estudantes da Uern. “Como é um espaço que vai agregar muito na formação dos estudantes, a gente compreende que é muito importante que a gente, enquanto DCE e estudantes, possa conhecer o local”, declara a estudante.

O pró-reitor Erison Natécio ratifica que o Hospital da Mulher é uma importante ferramenta social, na área de saúde, e acadêmica, por meio dessa interseção entre Governo e Universidade, que possibilitará que o Hospital seja um campo de estágio e prática para os estudantes, não apenas da área de saúde. “Essa visita reforça o compromisso da Universidade com a formação dos estudantes, de modo que eles possam conhecer a estrutura do Hospital da Mulher e se ambientar com o espaço”, frisa.

A reitoria Cicília Maia destacou a importância de acompanhar essa visita com os estudantes.  “Nos próximos dez anos, essa é a obra de maior impacto do Estado. Esse é um espaço de muitas possibilidades em todas as áreas de formação acadêmica, e não somente da saúde, como pode parecer à primeira vista”, declara.

O Hospital da Mulher está com mais de 90% das obras concluídas, e a expectativa é que a parte ambulatorial seja entregue à população ainda neste ano. Além de ceder o terreno para a construção do prédio, a Uern ficará responsável pela gestão acadêmica do hospital.

São 168 leitos, sendo mais de 40 de UTI, o maior equipamento de saúde do Estado, que será referência não só para o Nordeste, mas para o Brasil. A previsão é que até o meio do ano de 2023, o Hospital da Mulher esteja com seu funcionamento pleno.