Hospital da Mulher inaugura espaço de práticas integrativas

Implantado na manhã desta quarta-feira, 15, o Ambulatório de Práticas Integrativas no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia será referência nacional, segundo os gestores presentes no ato.

“É muito gratificante ter um hospital que se compromete com o ensino. Que vocês, estudantes, estejam povoando esse hospital, assim como fazem com a Universidade”, disse a Diretora de Gestão Acadêmica Hospitalar da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Hosana Mirelle.

Professores e estudantes vinculados ao Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) farão os atendentimentos, que serão individuais e coletivos, com serviços de auriculoterapia, cromoterapia, aromaterapia, reiki, massoterapia ventosa, meditação, yoga entre outros.

A diretora geral do Hospital da Mulher, Elenimar Costa Bezerra, destacou que, com o novo ambulatório, a unidade presta seu papel social. Louvando a parceria do Governo do Estado com a Uern no hospital, a diretora destacou que a marca da gestão é a interseccionalidade. “Pensar essa multiplicidade de saberes nos fez pensar também na multiplicidade de práticas. E estamos construindo olhares mais integrativos e mais amplos”.

Titular da pró-reitoria de Extensão (Proex), o professor Esdras Marchezan esteve no evento enquanto representate da reitora Cicília Maia e transmitiu a mensagem dela “do quão especial é esse momento”. De acordo com o professor, o Nupics é uma referência regional nas práticas integrativas. “O Núcleo está marcado no RN e deixará sua marca também na história da saúde pública do Brasil”, disse.

A coordenadora do Nupics, a professora Isabel Amaral, confirmou que “seremos referência nacional em práticas ingrativas”. “Esse Núcleo é ensino, é pesquisa e é extensão. Então, ele é o tripé da Universidade”. Ela registrou que o Nupics presta de 900 a 1.000 atendimentos por semestre.

O Nupics é um projeto de extensão da Uern, que visa o fortalecimento das Práticas Integrativas (PICS),do cuidado humanescente em saúde e do papel formativo e social da Universidade. Os atendimentos são gratuitos e podem ser agendados pelo Whatsapp: (84) 99903-2214.