Egressa da Uern faz doutorado sanduíche na Université de Poitiers, na França

A doutoranda Daniele da Silva Oliveira, egressa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está fazendo doutorado sanduíche na Université de Poitiers, na França. O intercâmbio internacional foi possível por meio de projeto aprovado entre o Brasil e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Programa Capes/Cofecub).

O projeto Cofecub inclui uma pesquisa em rede com as Universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Uern e Universidade de Poiteirs (França). O estudo envolve a síntese de zeólitas de forma ecofriendly para conversão de biomassa (zeogreen).

As zeólitas são minerais com estrutura interna microporosa. E o projeto avalia a síntese destes minerais de forma sustentável para a transformação em biomassa.

Daniele da Silva Oliveira é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN/Uern), e egressa do Curso de Licenciatura em Química da Uern. Ela está em Poitiers na França desde o final de setembro, para realizar parte de sua tese doutoral, sob orientação do Dr. Alexander Sachse. A previsão é que ela fique na França por seis meses. A doutoranda possui a Dra. Sibele Pergher (UFRN) como orientadora e o Dr. Vinícius Caldeira (UERN) como coorientador.

A ida de Daniele Oliveira à França marca o início das atividades do projeto. Posteriormente, irão três alunos de doutorado e mais quatro pesquisadores para fazerem pós-doutorado. Vale ressaltar que este intercâmbio fortalece a internacionalização da Uern, através de convênio de colaboração científica entre o PPGCN/Uern e a Université de Poitiers, iniciado em 2019.

A Prof.ª Drª Sibele Pergher, orientadora de Daniele Oliveira, ressalta a importância do processo de internacionalização. “Eu estou muito feliz com essa parceria com o LACAM/UERN em que recebemos alunos altamente qualificados para orientações e desenvolvimento de pesquisas em conjunto, e agora ampliando a parceria com colaborações internacionais”, frisa.

Vinícius Caldeira, coordenador do PPGCN e coorientador de Daniele Oliveira, enfatiza que esta oportunidade de intercâmbio é valiosa para o crescimento e fortalecimento das atividades internacionais da pós-graduação da Uern. “O grupo de pesquisa do Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM), vinculado ao PPGCN/UERN, aprimorará seus conhecimentos, colaborações científicas e produções acadêmicas, a partir do intercâmbio da Daniele Oliveira. Além de ser uma enriquecedora experiência para a formação profissional e pessoal dela, vivenciando novos hábitos e cultura estrangeira”.

Para o diretor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (DAINT/UERN), Pedro Adrião, enfatiza que as ações de internacionalização têm sido uma frequência no cotidiano do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). “O colegiado tem percebido que é preciso romper as fronteiras e a troca de experiências científicas com pesquisadores estrangeiros enrique e fortalece o programa, beneficiando alunos, técnicos e docentes”, diz.