Dia Nacional da Ciência reforça a importância da defesa do conhecimento científico

A defesa da ciência deve ser uma tarefa de todos. Nos tempos atuais, a importância de incentivar e fortalecer a produção de conhecimento científico ficou ainda mais evidente durante o período de pandemia de Covid-19, quando a produção das vacinas trouxe esperança no combate ao coronavírus e foi fundamental para a redução de casos graves

Neste dia 8 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. É um momento que convida a sociedade a voltar o seu olhar para a ciência como elemento essencial para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. Nesse contexto, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) soma-se nessa luta, incentivando e produzindo cada vez mais pesquisas de qualidade.

Hoje a instituição conta com 22 cursos de mestrado e quatro de doutorado, o que reflete diretamente na quantidade e qualidade da pesquisa desenvolvida no âmbito da Instituição. A pesquisa de pós-graduação é uma pesquisa com maior complexidade, maior aprofundamento e isso requer muitas vezes a construção de uma rede colaborativa, que envolve outros professores desta ou de outras instituições, alunos de pós-graduação e os alunos da graduação.

Na graduação, são 284 projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC em andamento. A universidade também incentiva a iniciação científica no âmbito do Ensino Médio, com bolsas do PIBIC-EM.

O conhecimento científico desenvolvido na Uern já rendeu para a instituição cinco patentes, reforçando o protagonismo no incentivo à inovação. Além disso, a universidade conta com outras dezenas de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Dia Nacional da Ciência é o momento oportuno para ratificar todo o processo de luta dos últimos anos em defesa da construção do conhecimento científico, em reconhecimento a este como uma estratégia indispensável para o desenvolvimento da sociedade e transformação da realidade vigente.