As obras do Hospital da Mulher, em Mossoró, estão avançando e a previsão é de que a unidade esteja concluída até junho do próximo ano. Nesta sexta-feira (2), a governadora Fátima Bezerra visitou as obras do Hospital, retomadas no mês abril. O Hospital está sendo construído em terreno doado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ao lado do Campus Central, e servirá de campo de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes da Universidade.
A reitora em exercício da Uern, Fátima Raquel Morais; a reitora eleita, Cicília Maia, e o vice-reitor eleito, Chico Dantas, além de professores e técnicos da Uern acompanharam a visita. Além da doação do terreno, a Universidade está participando ativamente da concepção da unidade, desde a elaboração da proposta de modelo de gestão até a carta de serviços do Hospital.
“Estamos em fase de discussão, de como será essa gestão, quais são os serviços que serão ofertados e em qual tempo eles entrarão. Queremos que as universidades públicas, principalmente, possam ter acesso a esse espaço e possam desenvolver ensino, pesquisa e extensão, qualificando ainda mais o atendimento no Hospital da Mulher”, afirmou a reitora Fátima Raquel.
O Hospital da Mulher será referência à rede de Saúde Pública do Rio Grande do Norte e prestará atendimento à gestação de alto risco, urgência obstétrica e ginecológica, cuidados neonatais, assistências cirúrgicas neonatal, entre outros. O Hospital da Mulher também terá assistência ambulatorial, pronto-socorro, UTI, centro obstétrico com salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte às mulheres vítimas de violência.
O complexo contará com 163 leitos, sendo 118 de internação e 45 leitos destinados a outros serviços, como urgências. Receberá pacientes de mais de 60 municípios e terá capacidade para cerca de 20 mil atendimentos ao ano. O investimento é de R$ 104 milhões, recurso viabilizado através do Governo Cidadão, junto ao Banco Mundial, as obras estão 23% concluídas.
A governadora Fátima Bezerra destacou o papel da Uern e de outras Universidades no hospital no planejamento estratégico do hospital. “Nós já estamos tratando de algo fundamental, que é o modelo de gestão. Já estamos reunidos, a Sesap, Uern e demais parceiros. É importante lembrar que o Hospital da Mulher vai ser campo de estágio para os estudantes das universidades em diferentes áreas. Estamos trabalhando em diferentes frentes para que, se Deus quiser, em 2022, a gente realize o sonho da população de Mossoró e de toda essa região, especialmente as mulheres”, afirmou a governadora.