PPgCC desenvolve projeto de sistema de triagem inteligente e alocação de pacientes com COVID-19

O projeto “Sistema especialista multicamadas de triagem remota inteligente e alocação (SEMcTrA): triagem, sincronização e encaminhamentos para controlar a COVID-19” é um dos contemplados na lista do Resultado Preliminar do edital “CAPES – Telemedicina e Análises de Dados Médicos”. O estudo é desenvolvido em parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Trata-se da criação de um sistema especialista para triagem classificatória inteligente que permitirá, de maneira remota, a troca de informação qualificada e a comunicação estratégica entre as Unidades de Saúde. Além disso, permitirá a organização dos fluxos de tomada de decisão e o apoio à alocação de recursos para controlar, no interior do sistema público de saúde, a Covid-19. A ideia é projetar e implementar um sistema especialista para triagem, alocação de pacientes e determinação das zonas de risco.

O projeto está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPgCC) da UERN-UFERSA e será executado por uma equipe de 11 pesquisadores do programa, todos com doutorado, dois bolsistas de mestrado e dois bolsistas de pós-doutorado.

Segundo o Prof. Dr. Dario José Aloise, participou da elaboração da proposta, o projeto será desenvolvido em três etapas. A primeira visa implementar a automatização inteligente dos protocolos de triagem médica para atendimento de pacientes com sintomas do Covid-19 e posteriores encaminhamentos; em seguida será implementado o ecossistema para comunicação assíncrona e síncrona a partir das recomendações da triagem inteligente.

Por fim, será o projeto irá implementar a alocação dos pacientes às unidades de saúde de forma otimizada, considerando os diferentes níveis de gravidade do Covid-19, às unidades mais próximas e/ou com melhor disponibilidade de pessoal (profissionais da saúde) e de recursos materiais (leitos, EPIs, UTIs e outros), através de técnicas de Pesquisa Operacional.

O estudo terá duração de 36 meses. O certamente da Capes integra um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para o enfrentar a COVID-19 e estudar temas relacionados a endemias e epidemias. Está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.