UERN integra programação nacional do Dia C da Ciência

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) integrará as ações da Campanha Nacional do Dia C da Ciência, que será realizada na próxima quarta-feira, 25 de outubro. A iniciativa faz parte da programação da V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (V SCTI-UERN), que está sendo desenvolvida desde esta segunda-feira, no Campus Central.

O Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). A mobilização nacional objetiva divulgar e fortalecer a produção científica nas Instituições de Ensino Superior, bem como mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano de todo cidadão.

Em consonância com a ação nacional, a UERN lançará nesta quarta-feira, 25, o XIII Salão de Iniciação Científica. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. José Rodolfo Lopes, na oportunidade, serão expostos os resultados dos projetos de iniciação científica e tecnológica – edição 2016-2017 PIBIC/PIBITI – desenvolvidos na Universidade.

“Ao longo da programação, serão expostos 258 projetos de pesquisa de iniciação científica, vinculados a 340 planos de trabalhos”, informa o pró-reitor. A ideia é possibilitar a divulgação do conhecimento científico produzido na Universidade e incentivar a produção científica pelos estudantes de graduação.

Além do Salão de Iniciação Científica, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne 14 eventos simultâneos, com mesas redondas, exposições, colóquios, mostras e apresentações culturais.

Salão de extensão

Entre os destaques da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN está o Salão de Extensão, com exposição dos principais projetos desenvolvidos na Universidade.

Conforme o pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, estão sendo apresentados no Salão 70 projetos de extensão – edição 2016-2017. “A maioria destes projetos está em fase de conclusão” frisa o professor. Para ele, encontros como o Salão de Extensão são de suma importância para socializar as experiências produzidas no âmbito acadêmico.

“É uma oportunidade de aluno e professor se conhecerem. Há uma tendência de que os idealizadores dos projetos de extensão pensem que estão desenvolvendo ações sozinhos, isolados. O que não corresponde com a realidade. Aqui, alunos e professores podem ter contato com um universo de ações de extensão em várias áreas e compartilhar experiências para melhora as ações e resultados”, destaca Fabiano Mendes.

V SCTI-UERN

A V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI-UERN) envolve quatro pró-reitorias (PROPEG, PROEG, PROEX e PRORHAE), além das diversas unidades acadêmicas. A programação segue até dia 27 de outubro e tem como tema “A Matemática está em Tudo”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e com as comemorações do Biênio da Matemática 2017-2018 no Brasil.

O evento tem como principal objetivo discutir o ensino, a ciência, a tecnologia e inovação e a extensão em nível nacional, regional e local.

⇒Veja a programação completa da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação aqui