Pesquisa busca analisar as relações entre o estresse laboral e o consumo de drogas entre docentes universitários

professor Alcivan Nunes Vieira e as alunas Gilmara Valesca e Débora Cristina, da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), estão realizando a pesquisa “Estresse, Depressão e o uso de drogas por docentes universitários”.

O objetivo da pesquisa é analisar as relações entre o estresse laboral e o consumo de drogas entre docentes universitários.

Os objetivos específicos são: caracterizar o nível de estresse em docentes universitários a partir do seu perfil socioeconômico e das atividades acadêmicas desenvolvidas; investigar a prevalência do consumo e o tipo de drogas utilizadas por docentes universitários; descrever as associações entre o nível de estresse laboral e o uso de drogas.

O prof. Alcivan Nunes, coordenador da pesquisa, explica que a participação é por adesão. “Contamos com a colaboração dos chefes de departamento e diretores de unidade para fazer a divulgação entre os docentes”, afirma Alcivan Nunes Vieira.

A pesquisa segue as recomendações das resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.

Como critérios de inclusão dos participantes foram definidos: ser professor efetivo da UERN, com regime de trabalho com 40 horas ou de dedicação exclusiva, e ser lotado no Campus Central da UERN. Quanto ao critério de exclusão, foi elencado: estar afastado do trabalho por motivo de doença, férias, transferência ou capacitação docente.

Os docentes podem acessar o formulário da pesquisa clicando Aqui.