UERN realiza solenidade de colação de grau do Campus Central

Ontem, 8 de fevereiro, aconteceu a primeira solenidade de colação de grau do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ano de 2016.1. No evento, 147 alunos – da Faculdade de Educação (FE), da Faculdade de Letras e Artes (FALA) e da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) – colaram grau. A solenidade foi presidida pelo professor Aldo Gondin, Vice-Reitor da UERN.

Participaram os estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras – Português, Inglês e Espanhol, Música, Geografia, História, Filosofia e Comunicação Social – Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda.

A graduada Francisca Elza Tôrres, do curso de Pedagogia, foi a oradora das turmas. Ela destacou o importante papel da educação no alcance dos objetivos, além dos deveres dos novos profissionais com a sociedade e com a transformação da nação.

A paraninfa da colação de grau foi a Técnica de Nível Superior (TNS), Sara Cristina do Couto Silva, Secretária da Faculdade de Educação. Em seu discurso, ela falou sobre a grande honra de ter sido escolhida pelos alunos e da importância do servidor técnico para a Universidade. Afinal, não é comum uma servidora ser escolhida como paraninfa. Sara Cristina ressaltou ainda o valor da ética e da moralidade para os recém graduados nessa nova etapa.

Para finalizar a cerimônia, o professor Aldo Gondim proferiu seu discurso destacando a relevância do evento da colação de grau como um momento de compartilhar a alegria com as pessoas mais queridas e pelo fato de ser, para a Universidade, uma etapa de missão cumprida. Ainda expressou seus anseios para os novos profissionais. “Desejo que todos façam germinar na profissão a ética, a solidariedade e o compromisso com o social”.

Os graduados Luana Oliveira Ferreira de Lima, do curso de Pedagogia, e Rafael Duarte Silva, do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, receberam a Comenda do Mérito Acadêmico, concedida aos concluintes com melhor desempenho estudantil.

O graduado Álysson Amaro da Silva, do curso de Música, demonstrou muita emoção durante todo o evento. Ele falou que a comoção se deu pelas adversidades enfrentadas no tempo da graduação. “É muito dura a caminhada. (…) Passou um filme na cabeça de tudo o que passei. (…) Veio a emoção quando me vi com a beca (…) Minha família aqui toda presente, foi muito emocionante mesmo.”