UERN realiza colação de grau de alunos do Núcleo Avançado de Alexandria

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite da última quinta-feira (18), a colação de grau de 29 estudantes do curso de Pedagogia do Núcleo Avançado de Educação Superior de Alexandria.

A cerimônia teve espaço na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Alexandria e foi marcada por discursos que enalteceram a qualidade do ensino oferecido pela universidade e destacaram seu papel no processo de transformação social em todo o estado.

Da tribuna, o orador da turma, Gustavo Henrique de Paiva Araújo, ressaltou o sentimento de gratidão dos alunos em relação à universidade, “por ela continuar proporcionando, a muitas pessoas, assim como nós, a possibilidade de uma graduação com qualidade, humanismo e responsabilidade”.

O orador da turma foi o graduado Gustavo Henrique de Paiva Araújo

Gustavo Henrique também apontou a necessidade de que os alunos que naquele momento se graduavam sejam profissionais críticos, capazes de refletir sobre sua atuação profissional. “Precisamos fazer da nossa profissão um caminho condutor para a cidadania”, frisou.

Durante a cerimônia, o pedagogo foi agraciado com a Comenda do Mérito Acadêmico, a qual é concedida ao concluinte que obtiver o melhor desempenho estudantil, no seu curso, entre os aptos a colar grau, ao fim de cada semestre letivo.

O papel social da educação também foi ressaltado pela paraninfa da turma, a médica Jânia Mirtes Pontes Fernandes, que parabenizou os alunos presentes pela escolha da profissão e dedicação ao curso. “Vocês escolheram dedicar suas vidas à libertação do nosso povo através da educação”, afirmou.

Por sua vez, a diretora da Faculdade de Educação, a professora Maria Auxiliadora Alves Costa, que presidiu a solenidade, ressaltou a atuação da UERN no estado, destacando que, em 2018, a instituição completa 50 anos.

“Não é por acaso que a UERN adota políticas de assistência estudantil e inclusão. Não é por acaso que adota as cotas sociais, o nome social, a guarda sabática, como forma de atender as pessoas sem discriminação. É porque essa é uma opção política da UERN, pautada na valorização da pessoa humana”, salientou a professora.

A solenidade foi presidida pela professora Maria Auxiliadora Alves Costa

Maria Auxiliadora reafirmou o papel da universidade como instrumento de transformação social, citando o próprio exemplo para ilustrar a relevância da instituição. “Eu mesma, filha de agricultor, que pude fazer na UERN minha graduação e mais recentemente meu mestrado”, relatou.

A diretora da Faculdade de Educação salientou ainda a necessidade de que alunos, ex-alunos e demais pessoas ligada direta ou indiretamente à instituição manifestem seu apreço pela universidade e a ajudem a se defender diante de ataques, para que sua atuação continue avançando.

“Espero que vocês busquem levar o aprendizado de vocês com respeito e ética. E quero convidar vocês a se levantar também em defesa da UERN. Não podemos aceitar que, sob o pretexto de uma crise econômica, ela seja desrespeitada e violada em seus princípios e valores. Por mais simples que seja essa defesa, ela irá contribuir para o bem da universidade”, afirmou.