Uern realiza colação de grau de 32 estudantes da Fafic

Na manhã desta segunda-feira, 20, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou a solenidade de colação de grau de 32 estudantes dos cursos de Geografia, História, Ciências Sociais e Comunicação Social: Jornalismo/Publicidade e Propaganda/Radialismo, do Campus Central. O evento ocorreu de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial.

Presidida pelo vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), Prof. Dr. Marcílio Lima Falcão, representando a reitora Cicília Raquel Maia, a cerimônia foi marcada por discursos de valorização da ciência e a defesa do fortalecimento da Universidade. Em sua fala, o professor destacou a importância da aprovação da autonomia financeira para a Instituição.

“É um momento ímpar, em que a Universidade conquista a sua autonomia plena. Isso representa uma grande vitória para todos aqueles que fazem a Uern e para a sociedade. Vocês que hoje estão sendo graduados têm o compromisso que levar os ensinamentos adquiridos em suas formação para os locais onde irão trabalhar. Através de vocês, formados, que a Universidade se realiza como universidade, chegando a outros espaços, transformando a sociedade. Desejo a vocês sucesso, no sentido que de usem o conhecimento de suas profissões para contribuir com a construção de um mundo melhor”, destaca Marcílio Falcão.

O titular da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico (Dirca), Mairton França, enfatizou que a luta pelo fortalecimento da Universidade é uma tarefa de todos. “Ao defenderem a Uern, vocês estão defendendo a si próprio enquanto profissionais formados por esta Instituição, que tanto contribui para o desenvolvimento do Estado”, diz.

A graduanda de Ciências Sociais Elza Costa, oradora da turma, externou a alegria de todos em concluir mais uma etapa. “É o momento de colocarmos em prática horas de estudos e devolver a sociedade que aprendemos. Para nós, é uma forma de termos sentado nos bancos de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Que possamos sempre defender a ciência e a Universidade”, declara.