UERN realiza colação de grau de 201 estudantes do Campus Central e Núcleos Avançados

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite desta quarta-feira (19), a colação de grau de 201 estudantes de seis faculdades do Campus Central e dos Núcleos Avançados de Educação Superior de Apodi e Caraúbas.

Celebrada no ginásio do Campus Central, a cerimônia foi marcada pela alegria dos concludentes e por discursos que evidenciaram a relação de carinho e dedicação que existe entre técnicos, alunos e professores e a Universidade.

Colaram grau alunos das Faculdades de Ciências Econômicas, Filosofia e Ciências Sociais Educação, Letras e Artes, Educação Física e Ciências Exatas e Naturais.

Em um dos principais momentos da solenidade, a paraninfa das turmas, professora Maria Auxiliadora Alves Costa, relembrou parte de sua vivência acadêmica e apontou a importância da UERN em sua vida e na de todos que fazem ou fizeram parte da comunidade acadêmica.

Agradecendo a familiares, amigos e colegas de trabalho que lhe apoiaram de diversas formas ao longo da trajetória, a professora buscou sintetizar o sentimento de ser homenageada pelos concludentes através de um poema do escritor Carlos Drummond de Andrade:

“Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro, inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira”, citou a professora.

Por sua vez, o orador das turmas concludentes, Lucas Leite, ressaltou a importância do movimento estudantil para as conquistas não só dos alunos, mas da Instituição como um todo.

A vice-reitora da UERN, professora Fátima Raquel, que presidiu a cerimônia, destacou o fato de a Instituição completar 50 anos de existência em 2018 e recordou algumas das principais conquistas da Universidade ao longo desse período.

“E hoje nós temos oferta de 21 cursos de mestrado e 4 de doutorado. E vamos continuar, sim, oferecendo ensino superior de qualidade no interior do Rio Grande do Norte. Essa luta só nos engrandece”, afirmou a vice-reitora.

Fátima Raquel também salientou o empenho dos concludentes durante a graduação, parabenizando os alunos pela conquista do diploma.

Empenho e superação

Esse empenho é evidenciado na trajetória de estudantes como Miriam Gurgel, que recebeu na solenidade o diploma de conclusão do curso de Geografia.

Mirian recebe o diploma da vice-reitora da UERN, Fátima Raquel

Deficiente visual desde o nascimento, Miriam revelou estar realizando “um sonho que antes parecia impossível”. Para a geógrafa, concluir o ensino superior representou uma série de conquistas, obtidas desde o início da graduação.

“No começo do curso os professores tiveram um pouco de dificuldade, porque eles não tinham tido uma aluna cega antes. Mas logo a gente foi se adaptando”, contou Miriam.

A geógrafa destacou o agradecimento ao Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró e o empenho dos profissionais da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), que lhe auxiliaram durante toda a graduação.

“Isso foi fundamental para que eu fizesse o curso”, Miriam, que foi assistida com a tradução de textos para o braille e a ajuda de ledores.

Agora profissional graduada, Miriam pretende trabalhar na educação de deficientes visuais. “Espero que a minha história seja até inspiração para outras pessoas e que eu possa ajudá-las também”, concluiu.