Uern melhora estruturas para continuidade do semestre

Os cerca de 7.600 estudantes matriculados no atual semestre da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vão encontrar melhorias estruturais em diversos prédios quando voltarem das férias na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro. Uma série de obras e reformas estão sendo realizadas para dar mais segurança e conforto à comunidade acadêmica.

No Campus Mossoró, foram concluídas a melhoria da iluminação com instalação de novos pontos e substituição por lâmpadas de led, expansão da rede elétrica de média tensão e reforma de salas de aula, corredores e coberturas na Faculdade de Educação Física (Faef).

Melhoria da iluminação pública também ocorreu no Campus Natal com instalação de lâmpadas de led, que proporcionam mais claridade e economia de energia elétrica. Por lá também foram instalados guarda-corpos e corrimãos nos setores e feita a cobertura do bloco de banheiros do Complexo Cultural.

O Campus Pau dos Ferros está passando por uma reforma geral, e foi concluída uma etapa do serviço de adequação das instalações elétricas para a climatização do auditório central.

No Campus de Patu, foi feita correção em problema de caixa d’água e banheiro, desinterdição de sala de aula e instalação de tomadas a fim de viabilizar novo laboratório.

No Campus Caicó, foi entregue uma nova sala do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics) e feitas adequações elétricas.

Instalações elétricas em diversos campi passaram por correções e melhorias

Para Sara Barroso, superintendente da Superintendência de Obras e Engenharia (Sobe), as obras e serviços de revitalização da infraestrutura física buscam proporcionar condições cada vez melhores de acesso, segurança, permanência e utilização dos espaços da universidade.

“As recentes intervenções realizadas em salas de aulas, auditórios, banheiros, circulações e áreas comuns e de convivência contribuem para o objetivo maior de garantir a todos o acesso à educação superior gratuita, pública e de qualidade”, completou.

Diversos outros serviços estão em andamento ou programados para os próximos dias, entre eles a reforma no forro da biblioteca do Campus de Assú.

Em Mossoró, continuam sendo feitos serviços nos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), correções de problemas elétricos, instalação de novos aparelhos de ar condicionado, recuperação geral do forro da Biblioteca Central, pinturas, revitalização de auditórios, salas de aula e administrativas, repintura em quadra poliesportiva e de grades, reforma de banheiros, troca de lâmpadas, colocação de piso intertravado (numa área da Faculdade de Educação) e estacionamentos de veículo reservados para pessoas com deficiência (numa área da Faculdade de Ciências Econômicas), entre outros.

No geral, em todos os campi, continuam sendo realizados reparos prediais, em mobília, pinturas de paredes, portas, janelas e forros, reparos hidráulicos, iluminação externa, substituição de lâmpadas, adequações elétricas e limpeza dos terrenos.

Setores se preparam

As Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Assuntos Estudantis (Prae) estão prontas para a continuidade do semestre 2022.2. Já no primeiro dia de fevereiro, será lançado o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. Posteriormente, serão divulgados editais de programas de assistência estudantil.

Através do SiSU, a Uern ofertará 2.509 vagas em 56 cursos de graduação para os(as) candidatos(as) que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado.

Campus de Natal está mais iluminado e seguro para a comunidade acadêmica

Por volta do dia 10 do mesmo mês, a Proeg deve lançar os editais do Programa Institucional de Monitoria (PIM), com oportunidades para todos os cursos, e do Processo Seletivo de Vagas Não Iniciais (PSVNI), que se destina ao preenchimento de vagas existentes nos cursos de graduação, distribuídas nas modalidades de Transferência Interna, Transferência Externa e Retorno.

“Estamos com uma energia muito boa, positiva, a Universidade voltando a funcionar em todos os seus campi simultaneamente, com toda a comunidade acadêmica pronta pra dar continuidade a esse semestre”, comentou a professora Fernanda Abreu, titular da Proeg.

Por sua vez, a Prae realizará no início dessa retomada de semestre a campanha Carnaval Responsa, alertando sobre a importância de cuidados durante o período carnavalesco (saúde, trânsito, segurança etc), e os Jogos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Juern’s), entre 07 e 24 de março.

Antes do final do semestre, previsto para terminar em abril, a Prae lançará editais de estágio, do Auxílio Creche e do Auxílio Moradia.