Carnaval Responsa orienta sobre cuidados para curtir a folia com responsabilidade

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

Alegria, sorriso no rosto e samba no pé. O bloquinho de Carnaval Responsa da Uern fez seu desfile pelos corredores da universidade, com muito frevo, euforia e animação entre os foliões. Além da curtição, o bloco levou orientações e dicas para quem vai curtir o Carnaval com responsabilidade.

Para Lenna Indyara, psicóloga da Pró-reitoria de Assusntos Estudantis, pensar em Carnaval é ter responsabilidade sobre saúde e qualidade de vida. “O setor pensou em fazer um Carnaval Responsa, resgatando alguns temas importantes para prevenção e promoção à saúde. Então, o kit responsa conta com um banner de orientação sobre os cuidados com a hidratação, o consumo de bebidas alcoólicas e a prevenção em relação às doenças sexualmente transmissíveis. Além do kit, estamos fazendo a distribuição de preservativos”, enfatiza.

A Pró-reitora de Assusntos Estudantis, Ana Angélica, ressaltou a importância de brincar o carnaval com consciência. Ela comenta sobre as orientações que a Prae vem trazendo para os estudantes. “Esse é um momento que Prae vem desenvolvendo, juntamente com a Pró-reitoria de Extensão e com as ouvidorias e a direção dos campi, uma ação para trazer informação sobre a brincadeira com responsabilidade. A gente vem trazendo informação aos estudantes em relação aos cuidados que eles devem ter ao brincar o Carnaval “, diz.

O estudante de Serviço Social Júlio Vasconcelos elogiou a iniciativa da Uern. “É muito importante essa iniciativa da Uern de promover a cultura do Carnaval, agregando a questão da educação sexual. A gente faz a folia com a responsabilidade sobre o sexo seguro e os cuidados com a saúde”, comenta.

Além do bloquinho, ocorreu a feira de produtos agroecológicos e artesanais da Uern, com produtos direto da lavoura e artesanatos típicos da cultura carnavalesca. A diretora da Aprofan, Luana Clementino, comentou que graças ao bloco, as vendas foram um sucesso. “Para a gente que está nesses espaços é muito importante, não só pela comercialização, mas também de estar vivendo essas experiências dentro da Universidade. Graças ao evento as vendas foram um sucesso”, diz.

A Feira Agoecológica é realizada todas as quintas-feiras, no Centro de Convivência do Campus Mossoró.