Uern inicia Semana de Planejamento Pedagógico do semestre 2022.2

A palestra “Educação, Direitos Humanos e Diversidade” deu início oficialmente à Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O evento online, transmitido agora há pouco pelo canal Uern Oficial do YouTube, pode ser assistido AQUI.

O tema foi abordado pelas professoras Dra. Mariana Siqueira (Ufrn) e Dra. Gilmara Medeiros (Ufersa), com mediação da professora Me. Fernanda Abreu de Oliveira, titular da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Uern.

É com alegria e gratidão, comentou a reitora Cicília Maia, que a Uern dá início ao semestre 2022.2.

“A nossa Universidade, enquanto uma instituição socialmente referenciada, inclusiva, democrática e includente, convida toda a nossa comunidade acadêmica a refletir, a discutir e a construir uma educação pautada nos direitos humanos, no respeito à diversidade, na empatia, no exercício de se colocar no lugar do outro”, destacou.

Para a professora Fernanda Abreu, sempre é um desafio falar de direitos humanos e diversidade.

“Desafio que a gente tem se proposto de maneira muito expressa a trabalhar a ideia de direitos humanos sempre ao lado da ideia da diversidade, sempre de uma maneira crítica e problematizadora por entender que o princípio inicial da universalidade desses direitos não pode nunca se apartar da sua especificidade”, comentou.

Referindo-se ao tema da palestra, a professora Mariana Siqueira disse que falar de direitos humanos numa perspectiva transversal no ensino superior é importantíssimo, é diretriz institucional.

“Talvez a grande dificuldade da sensibilidade desse item esteja no fato de que a gente ainda tem muitas dúvidas a respeito de como operacionalizar isso de forma efetiva e realmente promotora de uma educação para a equidade, para o respeito à diversidade”, abordou inicialmente a docente da Ufrn.

Na visão da professora Gilmara Medeiros, “quando a gente trabalha a educação em direitos humanos está pensando em pavimentar as bases de uma consciência social, quem eu sou nesse mundo, a que lugar eu pertenço e quais são as minhas responsabilidades com a história que está sendo construída cotidianamente ao meu redor”.

Programação

Na tarde de hoje, 25, foram realizadas a roda de conversa “A importância da autoavaliação para os processos de planejamento pedagógico e melhoria dos indicadores de avaliação externa”, através do RNP, e a palestra sobre “Educação, Acessibilidade e Direitos Humanos – Por uma mediação inclusiva e includente”, ministrada pelo professor Dr. William Gledson e Silva, mediada pelo psicólogo Francisco Mayccon Passos Costa.

Até a próxima quinta-feira, 27, as unidades e departamentos desenvolvem suas programações em preparação ao retorno do semestre letivo, que se inicia no dia 31 deste mês.

A Semana de Planejamento Pedagógico busca envolver docentes, discentes e técnicos administrativos na sistematização do ensino-aprendizagem do semestre 2022.2 a partir de perspectivas avaliativas e das experiências vivenciadas nos semestres precedentes. Além disso, visa promover discussões sobre a relação entre Educação, Direitos Humanos e Diversidade, num contexto transversal.