UERN expõe projetos e serviços durante a FENECITI

Com stands voltadas a áreas como saúde, tecnologia e contabilidade e palestras sobre temas ligados à inovação, a UERN teve presença marcante na Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI), realizada nesta sexta-feira e sábado (30 e 31), na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró.

Nos dois dias do evento, os visitantes puderam conhecer diversas atividades realizadas pela Universidade que vão muito além da sala de aula. No stand voltado à saúde, membros do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), da Faculdade de Enfermagem (FAEN), ofereceram vários serviços à população, que já são realizados pelo núcleo, como auriculoterapia, massoterapia, ventosaterapia e bambuterapia.

Já na área de tecnologia, alunos de Ciência da Computação, Educação Física e de Comunicação Social apresentaram projetos desenvolvidos por alunos dos cursos, pelo PET-Ciência da Computação, Laboratório de Avaliação de Desempenho Aquático (LADA) e Laboratório de Narrativas Hipermídia.

As iniciativas despertaram o interesse do empresário José Messias, proprietário da empresa Eletromesa. O empresário decidiu tornar-se parceiro e investir no desenvolvimento do projeto Ghost Swimmer, realizado pelo LADA.

O projeto desenvolve um equipamento capaz de medir o condicionamento físico de nadadores, através de LEDs impermeáveis. “Sou adepto da tecnologia e acredito que a gente deve apoiar projetos como esse. Eu acredito que esse é um excelente projeto”, destacou o investidor.

Em outro stand, os visitantes tiveram acesso a palestras voltadas à inovação e empreendedorismo e puderam aprender sobre iniciativas como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UERN (NAF) e o Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS).

Um dos empresários cuja empresa foi capacitada pelo CITECS, Aldemir da Silva participou do evento e apresentou a RN Premoldados, que há quase dois anos é acompanhada pela incubadora da UERN.

“Conseguir esse conhecimento com a UERN foi muito importante pra que a empresa se desenvolvesse”, frisou Aldemir.

Presente na primeira noite do evento, a governadora Fátima Bezerra destacou a participação expressiva da Universidade no evento. “É uma alegria ver a UERN aqui presente nesta feira de Negócios, trazendo seu conhecimento e se colocando sempre à serviço da sociedade”, comentou a governadora, acrescentando a importância do evento em um momento de crise financeira no Estado e no País.

No segundo dia do evento, a programação contou com uma ação social realizada pela manhã de sábado, com a distribuição de mudas e ações de saúde. À noite, os visitantes do stand da UERN puderam participar de mais uma rodada de palestras sobre empreendedorismo e inovação.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, destacou a importância da parceria com a Universidade, tanto para a realização do evento quanto para o Estado como um todo. “Muitos países se desenvolveram por meio da parceria entre o Governo e Universidade através de pesquisa aplicada. Vamos estimular cada vez mais a parceria entre o Governo do Estado e a UERN, a fim de refletir em melhorias para a região”, declara.