Uern e Associação Brasileira de Turismólogos promovem Fórum Nacional em Natal

Com promoção e realização da Uern em parceria com a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, o Centro de Convenções de Natal vai sediar o Fórum Nacional da ABBTUR 2022 e o VI Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo (RBOT), de 06 a 08 de julho.

O Fórum vai debater assuntos pertinentes aos interesses dos afiliados e das seccionais da ABBTUR, e o Encontro dos Observatórios de Turismo (RBOT) será para promover intercâmbio de metodologias de pesquisas na área do Turismo no Brasil e fomentar o conhecimento sobre o tema para estudantes e profissionais do setor.

“Para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é uma grande satisfação promover e realizar esses eventos pois, como instituição de ensino superior de um estado onde o Turismo é uma das principais atividades econômicas, a Uern sempre se faz presente, através dos nossos cursos de Turismo nos campi de Mossoró e Natal, onde está sediado o Observatório Potiguar do Turismo (Opotur), coordenado pelo Prof. Dr. Prof. Dr. Sidcley Alegrini, entusiasta das pesquisas na área, bem como todos os nossos docentes e discentes da graduação e pós-graduações em Turismo”, comentou a reitora da Uern, Cicília Maia.

“Sabemos que neste cenário nacional são muitas as diferenças de inserção e gestão das organizações e diferentes políticas para atuação de forma responsável pelo turismólogo e isto nos angustia e traz problemas diferentes, como piso salarial, reconhecimento, editais para concursos públicos, inserção no mercado e nas governanças – IGRs, diferentes papéis em organizações públicas e privadas, falta de um Conselho Profissional, entre outros tantos gargalos que enfrentamos no nosso cotidiano”, avaliou a presidente da Associação, Lenora Horn Schneider.

“Nós que fazemos o turismo potiguar estamos muito felizes por receber dois eventos nacionais em nosso Estado, com profissionais de notório saber do fenômeno turístico, que contribuirão com a retomada deste setor no pós-pandemia. A Uern estará no centro das principais decisões e orientações para o turismo brasileiro, durante os eventos, que acontecem de forma paralela, inclusive municiando de informações estratégicas do Ministério do Turismo, que enviará delegação”, comemora o Prof. Dr. Sidcley Alegrini, coordenador do Opotur.

Na abertura do evento, o Prof. Dr. Mario Carlos Beni (USP) ministrará palestra com o tema “Pesquisa em Rede no Turismo”, com mediação do Prof. Dr. Hebert Canela Salgado, do Observatório de Viagens e Turismo do Sertão Mineiro (UFVJM).

Temas, inscrições e a programação completa estão disponíveis no site oficial dos eventos. Acesse: https://www.abbtur.org.br/forum/