Uern assina convênio com Universidade de Guiné-Bissau

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) firmou um acordo de cooperação internacional com a Universidade Amílcar Cabral, de Guiné-Bissau, país localizado na África Ocidental. O acordo prevê a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições.

A presidente em exercício da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), Fátima Raquel Morais, assinou o acordo nesta quinta-feira (28), na Reitoria da Uern, durante a visita do representante da Secretaria de Estado do Ministério da Educação de Guiné-Bissau, Raimundo Djoco. Eles conversaram sobre as possibilidades que o acordo abre para as duas instituições, como nas áreas da saúde e do turismo, por exemplo.

“Para nós toda assinatura de convênio internacional é uma grande alegria. Nós crescemos enquanto instituição. A internacionalização contribui para um novo olhar para o pesquisador, para a própria ciência, para a própria Universidade e nos dá maturidade, pois faz com que nós, ampliando esse espaço de atuação, se perceba de forma diferente nesse processo. Todos nós só temos a ganhar com essa parceria”, avalia a reitora.

O representante do Ministério da Educação de Guiné-Bissau agradeceu a abertura da Uern em firmar o termo de cooperação. “Para nós essa é uma oportunidade de ouro. Vocês estão colaborando com Guiné-Bissau de maneira extraordinária”, afirmou Djoco.

Este é 24º convênio firmado entre a Uern e universidades de outros países nos últimos anos. Recentemente, a instituição firmou termo de cooperação internacional com a Universidade de Coimbra (Portugal). O termo foi publicado na edição do Jornal Oficial da Fuern do dia 22 de janeiro de 2021.

Participaram da assinatura o subchefe de gabinete da reitoria da Uern, Janderson Dantas; o diretor de assuntos internacionais e interinstitucionais, Pedro Adrião e o assessor da Daint, Luís Alberto de Lima.