Sexta das Ciências do Agosto Lilás debate combate à violência contra a mulher

O Sexta das Ciências deste mês terá o tom da campanha do “Agosto Lilás” com o tema “Combate à violência contra a mulher: Uma responsabilidade social permanente”. O Projeto de Ensino Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Uern Natal vai reunir quatro debatedoras com vastos conhecimentos no assunto, em uma live transmitida pelo Youtube no próximo dia 26, às 16h.

Estarão debatendo a pró-reitora da Graduação da Uern, Profa. Ma. Fernanda Abreu de Oliveira; a Profa. Dra. Fernanda Marques de Queiroz, pós-doutora em Sociologia, e a ouvidora da Uern, Séphora Edite Nogueira do Couto Borges, que também preside a Comissão Permanente para acompanhamento e avaliação das políticas de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres no âmbito da universidade.

A mediação do debate será da Profa. Ma. Patrícia Moreira de Menezes, docente do curso de Direito da Uern Natal. “Tratar sobre o combate à violência contra as mulheres demonstra a responsabilidade social da Uern e do projeto Sexta das Ciências. Mesmo que devamos discutir em todos os meses, importa tratar dentro de um mês que tem esse assunto como pauta. A violência contra as mulheres não só as afeta, como atinge toda a sociedade, posto que outras pessoas também são tocadas quando um ato de violência é perpetrado. Não menos importante neste debate é incluir todas as mulheres (cisgêneras, mulheres trans e travestis)”, frisa a mediadora.

“Este mês o assunto do Sexta das Ciências não poderia ser outro, visto que o nosso Ciclo de Palestras busca estar sempre atento e conectado a assuntos atuais e de interesse da sociedade. Sendo assim, o Projeto não poderia deixar passar em branco a campanha do Agosto Lilás, uma vez que combater a violência contra a mulher e o feminino deve ser uma luta contínua de todo cidadão e instituição consciente, como é a  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, justifica o Prof. Dácio Michel, coordenador do projeto.