Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação exibe documentário “O Dilema das Redes”

Dentro da programação da VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (VIII SCTI/UERN), está sendo realizado na tarde desta quarta-feira, 18, o CinePet, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Ciência da Computação. O evento conta com a exibição do documentário “O Dilema das Redes”.

O Dilema das Redes é um documentário dirigido por Jeff Orlowski e escrito por Orlowski, Davis Coombe e Vickie Curtis. Lançado pela Netflix, em 9 de setembro de 2020, o filme analisa o papel das redes sociais e os danos que elas causam à sociedade.

A programação desta quarta-feira conta ainda com uma live sobre “Mulheres em marcha: a luta contra o machismo, o feminicídio e a misoginia”, coordenada pelo PET de Pedagogia; uma oficina no Campus de Caicó sobre “Autoeducação em tempos de isolamento social”, ministrada pelo Prof. Dr. Galileu Galilei Medeiros; e um Workshop no Campus de Assú sobre o tema “Funcionalismo norte-americano e linguística sistêmico-funcional: aspectos teóricos, metodológicos e analíticos”. Ao longo do dia, estão sendo apresentados os trabalhos do Salão de Iniciação Científica.

A VIII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern segue até o dia 20 de novembro, com o tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Devido à situação de pandemia de COVID-19, toda a programação científica e cultural da Semana está sendo realizada de forma remota.

Com o objetivo divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é um evento já consolidado no calendário da instituição. As atividades têm o intuito de popularizar a ciência e apresentar as pesquisas e as ações de tecnologia e inovação desenvolvidos na Universidade.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é promovida por meio das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), de Ensino de Graduação (PROEG) e de Extensão (PROEX), e agrega quatro eventos simultâneos: XVI Salão de Iniciação Científica (XVI SIC); IX Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (IX SIC EM); IX Encontro de Pós-Graduação; VII Encontro de Inovação e Empreendedorismo. A programação conta ainda com espaço de lançamentos de divulgação científica e programação cultural.

Programação da quinta-feira
7h30 – Comunicação Oral – Salão de Iniciação Científica

14h – Mesa Redonda
Tema: “Contribuições das ciências aeroespaciais na convivência com o semiárido: As experiências do Habitat Marte e do Programa Aeroespacial de Angola”
Transmissão: Youtube – canal UERN oficial
Mesa redonda – Campus Pau dos Ferros
Tema: BNCC, estágios supervisionados e programas formativos: reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa
Mesa de Diálogo Campus Assu
Tema: Interação linguística homem vs inteligência artificial: algumas reflexões
Minicurso
Tema: Metodologia da pesquisa científica

15h – Minicurso
Coordenação: PET Enfermagem
Tema: CIÊNCIA X CORONAVÍRUS: Como vencer a pandemia?

15h30 – IX Encontro de Pós-Graduação
Coordenação: Departamento de Pós-Graduação/PROPEG
Tema: Boas Práticas em Pesquisa
Transmissão: Youtube – Canal UERN Oficial