Projeto Sala de Leitura passa a receber visita de escolas

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

O projeto Sala de Leitura, vinculada à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fe/Uern), recebeu, nesta semana, a visita de crianças da Unidade de Educação Infantil Rosalba Monteiro Ciarlini.

Sendo a primeira visita oficial de uma escola no projeto, os integrantes do Sala de Leitura selecionaram uma história de acordo com a escolha das crianças, e posteriormente realizaram a leitura e atividades integrativas.

As visitas das escolas são realizadas mediante o contato/agendamento prévio. A ideia da ação é melhorar o espaço, ampliar os mediadores de leitura e colaborar com a formação inicial dos graduandos da equipe e das crianças e professores que venham participar do projeto.

Sobre o Sala de Leitura

A Sala de Leitura é resultado da revitalização da Biblioteca Setorial da Faculdade de Educação, que passou por uma série de mudanças no espaço físico, nos acervos e na composição das atividades existentes.

Para a professora Emanuela Medeiros, coordenadora pedagógica do projeto, “o espaço tem procurado avançar na concretude de suas ideias, especialmente no contato direto com as escolas, em que professores, crianças e adolescentes possam se beneficiar de práticas de leitura e formações”. E acrescenta afirmando que a universidade tem o dever de colaborar com a comunidade local.

Atualmente, algumas atividades estão vinculadas institucionalmente à Sala de Leitura, como o projeto de ensino Ateliê de Formação em Literatura para a Docência e o projeto de extensão Clube de Leitura da Fe. Ambos com o objetivo de fornecer aos discentes uma formação acadêmica complementar e integrativa na área do ensino.