Dia Internacional da Doação de Livros: doá-los é um ato de transformação social

Texto: Will Vicente, assessor da Vice-reitoria.

Hoje, 14 de fevereiro, é o Dia Internacional da Doação de Livros. Doá-los é um ato que vai além do estimulo à leitura. É uma atitude de transformação social. Como exemplo, a Sala de Leitura da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi revitalizada e atende professores(as), estudantes e comunidade externa à universidade como forma de contribuir para a expansão do conhecimento.

O espaço multicolorido recebeu a visita do vice-reitor, professor Chico Dantas, que escolheu o local como forma simbólica para incentivar a doação. “A doação é super importante porque contribui para que a população tenha cada vez mais acesso à cultura, à leitura, ao conhecimento”, explicou.

A Sala de Leitura da FE contempla estudos realizados pela faculdade, tais como monografias, dissertações, livros e pesquisas que colaboram com a formação de estudantes. O local está aberto para toda comunidade com livros acadêmicos e literários, inclusive voltados para o público infantil. A ideia é fomentar a prática da leitura, formar leitores críticos e ativos, disponibilizando também o espaço para atividades formativas (oficinas, orientações, palestras, cursos), além de permitir que o acervo esteja ao alcance de empréstimo.

“A Sala de Leitura tem o intuito de ser um espaço tanto de estimular a leitura, como a pesquisa e a formação. Então, a Sala pode ser utilizada tanto por alunos(as) da FE, quanto pelos professores(as), por estudantes de outros cursos, além da comunidade. Nós recebemos escolas também através de agendamento prévio e organizamos o espaço para recepção dessa escola. Nós estamos ainda montando esse acervo, principalmente o de literatura infantojuvenil. E as doações podem ser feitas diretamente aqui na FE”, disse Meyre Ester, diretora da Faculdade de Educação.

Sala de Leitura é instalada na Faculdade de Educação (Foto: Will Vicente)

Resultado da revitalização da Biblioteca Setorial da Faculdade de Educação, que passou por uma série de mudanças no espaço físico, nos acervos e na composição das atividades, a Sala de Leitura já recebeu, por meio de doações, mais de 400 livros. Porém, está em processo de ampliação, especialmente no acervo dos livros literários. “A gente convida vocês a fazerem doações de livros, especialmente livros de literatura, que é o nosso principal objetivo da revitalização da Sala. Além da ampliação do repertório teórico que vai servir para estudantes, a gente também pede a ampliação desse repertório literário que é tão importante quanto o livro teórico”, informou Emanuela Medeiros, coordenadora da Sala de Leitura.

Por enquanto, a Sala de Leitura está funcionando entre às 7h30 e 10h30 e das 19h às 21h30. Nesses dois períodos, o fluxo de leitores e leitoras é constante. “A Sala de Leitura é bastante útil para nós alunos de Pedagogia porque a gente pode ter contato com obras literárias, fazer os trabalhos das disciplinas, fazer a interdisciplinaridade e trabalhar a beleza que é a literatura. É muito rico”, conta Lisa Oliveira, estudante de Pedagogia.

Nessa perspectiva de representar o Dia Internacional da Doação de Livros na Sala de Leitura da FE, o professor Chico Dantas lembra que a doação simbólica de hoje precisa servir de estímulo para outros espaços. “A leitura é uma ferramenta importantíssima de transformação social. Através da leitura e da aquisição de conhecimento, a gente consegue, de fato, aprender e transferir conhecimento, fazendo com que esse mundo seja cada vez mais justo e melhor para todos nós. Doe um livro para um amigo, uma biblioteca, uma escola. Faça esse gesto para que as pessoas tenham cada vez mais acesso à leitura. Precisamos popularizar a leitura e abastecer os espaços públicos com bons livros. Através da leitura, nós promoveremos a transformação social que esse Brasil tanto precisa”, concluiu.

Para realizar agendamento de visita de estudantes de escolas ou conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos na Sala de Leitura da Faculdade de Educação, basta entrar em contato pelo e-mail saladeleiturafeuern@uern.br e seguir o Instagram @saladeleiturafeuern.