Projeto da “Escola de Aplicação de Aprendizagem Colaborativa” é entregue à Reitoria

A comissão responsável pelo projeto da “Escola de Aplicação de Aprendizagem Colaborativa” realizou nesta sexta-feira, 18 de dezembro, a entrega oficial do projeto. A proposta consta na Carta Programa da gestão e também atende a uma demanda do Governo do Estado, com o intuito de fortalecer a Educação Básica.

O projeto tem à frente a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN) e conta com uma comissão própria. O Pró-Reitor Wendson Dantas destaca que é muito gratificante concluir o ano de 2020, um ano de tantos desafios, entregando esse projeto.

“A Escola de Aplicação trabalha as dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A ideia é iniciar a partir do Campus Central e, à medida que esse projeto ganhe corpo, nossa perspectiva é ampliar para os outros campi”, comentou Wendson.

Os membros da Comissão relataram o processo de construção da proposta e seu caráter colaborativo, ressaltando que a Universidade vai poder contribuir, ainda mais, com a promoção de um ensino de qualidade. “Esse projeto já nasce de forma inovadora, no sentido de que ele traz a possibilidade de repensar o modelo de Escola de Aplicação. Nós vamos atuar na perspectiva de construção de um saber compartilhado”, comentou a professora Meyre-Ester Barbosa, diretora da Faculdade de Educação.

Após escutar todas as falas, a Reitora em exercício, Fátima Raquel Morais, destacou o trabalho da Comissão e ressaltou que cada um teve um papel fundamental. “Agradeço demais a cada um de vocês, destaco a importância da participação dos técnicos junto aos docentes. Que a gente possa colocar esse projeto em execução. Nossa ideia é apresentar a proposta na Governadoria e na Secretaria de Educação, buscando as parcerias. Na sequência, iremos fazer o chamamento para as Prefeituras”, comentou Fátima Raquel.

A chefe de gabinete, profa. Cicília Maia, ressaltou que essa é uma pauta histórica. “Tenham certeza que vocês estão plantando uma semente que vai gerar bons frutos. A gente vai ler com atenção e cuidado, para que esse projeto possa ser executado de forma rápida, a partir do projeto piloto”, destacou Cicília.

A comissão é formada por: prof. Dr. Álvaro Marcos Pereira Lima, prof. Dr. Carlos Heitor Peireira Liberalino, TNS Ma. Emanuella Rodrigues Veras da Costa Paiva, profa. Dra. Francisca Maria Gomes Cabral Soares, profa. Dra. Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, profa. Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro. Também participam como membros Ad Hoc a profa. Ma. Maria Auxiliadora Alves Costa e profa. Dra. Francisca de Fátima Araújo Oliveira, ambas aposentadas da UERN.