Prédio sede da Uern Natal é inaugurado com grande evento

A inauguração do prédio sede do Campus de Natal, na manhã desta quarta-feira (25), foi uma festa à altura da espera de 13 anos pelo espaço. Além de toda comunidade acadêmica, a entrega do edifício que marca em definitivo a presença da Uern na zona Norte da capital teve ampla cobertura da imprensa e a presença de inúmeras personalidades e autoridades, entre as quais secretários de Estado, deputados e vereadores. A governadora Fátima Bezerra descerrou a placa inaugural ao lado da reitora Cicília Maia, do vice-reitor Chico Dantas e do diretor do Campus, David Leite.

“Se os governantes não construírem escolas, faltará dinheiro para construir presídios”, disse a chanceler da Uern, repetindo a célebre frase de sociólogo Darcy Ribeiro, e lembrando que, naquele momento o RN concretizava justamente o contrário, ao inaugurar o prédio sede da Uern Natal onde funcionou a Penitenciária Dr. João Chaves, que ficou conhecida como o “Caldeirão do Diabo”. A governadora disse ainda que a Uern é uma das mais importantes instituições do Estado e lembrou que, em 53 anos de existência, a Universidade já formou cerca de 50 mil profissionais, entre os quais 96% dos professores das redes municipal e estadual de ensino no interior do RN. “E pensar que alguns sem visão já defenderam a privatização desse patrimônio do povo potiguar. Essa Universidade não é gasto. Ela é investimento em desenvolvimento social e econômico deste Estado”, afirmou, acrescentando que a autonomia financeira e o fim da lista tríplice trouxeram estabilidade e democracia para a Uern.

A reitora Cicília Maia reforçou que o novo edifício ratifica e aumenta o compromisso da Universidade com Natal, especialmente com a zona Norte, e confirmou que, no Complexo Cultural, serão ampliadas as atividade da Escola de Extensão da Uern (EdUCA).

Como ex-diretor do Campus de Natal, o vice-reitor Chico Dantas fez um discurso emocionado, lembrando pessoas que fizeram a diferença para que a Universidade tomasse a dimensão que tem hoje na capital do Estado, desde o ex-reitor Walter Fonseca, que criou o Campus de Natal em 13 de junho de 2002; a ex-governadora Wilma de Faria, que iniciou a obra em 2009; passando por todos os que o antecederam na direção do Campus como também os que antecederam a atual reitora. “Bem-vindos. Conheçam a Uern”, convidou o atual diretor da Uern Natal, David Leite, nas breves palavras dele.

Atualmente, com cinco cursos de graduação (Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Religião), o campus de Natal tem cerca de mil estudantes. Mas, com o novo prédio, cuja estrutura tem um piso de estacionamento e três pavimentos com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratórios e salas de professores, a Universidade terá capacidade de ampliar a oferta de vagas para três mil alunos, com até mais oito novos cursos de graduação, considerando os três turnos de funcionamento. Esses novos cursos ainda não estão definidos. Eles serão escolhidos com base nas demandas atuais e locais para a zona Norte, e precisam ser aprovados pelos conselhos superiores da Uern.