Planejamento Didático Pedagógico inicia Semestre 2021.2 na Uern

Com o intuito de envolver docentes e discentes na sistematização do ensino-aprendizagem realizado de forma remota e presencial, tendo como base o resultado das experiências do período recente, foi iniciado hoje, 30, o Planejamento Didático Pedagógico do Semestre 2021.2 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proeg) apresentaram, no período da tarde, através do Google Meet, o resultado da avaliação institucional do semestre 2021.1 aos chefes de departamentos.

A primeira das três palestras programadas ao longo do evento aconteceu agora há pouco. O professor Dr. Messias Dieb, da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordou o tema “Ensino aprendizagem na educação universitária: qual didática professor?”. A transmissão aconteceu no canal Uern Oficial no YouTube. Para assistir, clique AQUI.

Como facilitadores atuaram a professora Dra. Mayra Ribeiro, titular da Proeg, a mestranda Patrícia de Souza Cidrack, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PosEduc), e o discente Yuri Silva Lima, da Faculdade de Direito (FAD).

O recém-iniciado semestre prevê a volta das aulas presenciais na Uern a partir de 2 de fevereiro de 2022, depois de quase dois anos de atividades remotas. Por enquanto, até o dia 23 de dezembro, véspera do recesso natalino (de 24 a 31 de dezembro), as aulas continuam de forma remota.

O vice-reitor da Uern, professor Dr. Chico Dantas, ressaltou que é hora de planejar, avaliar o que está sendo feito e as metodologias que estão sendo usadas.

“Assim como fizemos em 2020, é hora de nos reinventarmos mais uma vez. Nesse Planejamento, através das telas, estamos nos preparando para um reencontro pessoal e, como educadores, sabemos o tamanho da nossa responsabilidade”, comentou momentos antes da palestra.

A professora Mayra Ribeiro destacou que a temática escolhida para essa semana de planejamento é transversal, pensada na formação e missão da universidade.

Professor Dr. Messias Dieb, da UFC

Tratando do tema central da palestra, o professor Messias Dieb iniciou sua fala com uma série de questionamentos que todos estão fazendo atualmente nessa preparação para o retorno das aulas presenciais.

“É possível retornar com as variantes do vírus que estamos vendo com todos presentes na sala de aula? Todos estaremos seguros? O que aprendemos com o remoto e que pode ser utilizado no presencial? Qual seria o caminho para essa didática? São respostas que não temos. É preciso pensar nessas perguntas e respostas”, questionou o docente da instituição cearense.

Para a professora Dra. Meyre-Ester Barbosa, coordenadora do Fórum de Diretores, o evento é uma oportunidade para refletir as práticas e os caminhos de ação para se compreender as responsabilidades, a força do coletivo e conseguir desenvolver as atividades da melhor maneira possível, construindo e reconstruindo constantemente a prática pedagógica.

No retorno presencial é preciso ter, na visão da professora Dra. Sirleyde Dias, coordenadora do Fórum de Chefes de Departamento, ainda no primeiro passo, foco no acolhimento.

“Lembrar que é um planejamento diferente, pensado em dois momentos, remoto de forma inicial, e depois presencial. É preciso pensar com muito carinho e com muito cuidado”, completou.

Yamara Santos, coordenadora do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), comentou que é preciso voltar com segurança, ressaltou a importância da vacinação e um retorno para todos seguirem juntos em defesa da Uern, uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

Continuação

Dando seguimento ao Planejamento Didático Pedagógico do semestre 2021.2, na quinta-feira, 02 de dezembro, acontecem duas palestras, também com transmissão pelo YouTube.

A primeira, às 09h, abordará o tema “Acolher para incluir: O cuidado e o acolhimento como prática de uma educação inclusiva”, sob responsabilidade do psicólogo e mestre Francisco Mayccon Passos Costa. As mediadoras serão a professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e Camila Morais da Rocha, mestra egressa do PosEduc e da graduação em Serviço Social.

Marcada para às 19h, a última palestra “Ansiedade no pós-pandemia? Recursos psíquicos de enfrentamento no contexto acadêmico”, será proferida pela psiquiatra Geilne Alves Queiroz. A mediação será da mestre e psicóloga Bianca Valente.