Organizações & Circuitos religiosos são tema da edição deste sábado(30), na live do Projeto Memória Religiosa de Natal

Dando seguimento à série de videoconferências, para difundir conhecimentos sobre a memória religiosa potiguar, neste sábado (30), o Projeto Memória Religiosa da Cidade de Natal traz o tema “Organizações & Circuitos religiosos “, com os professores Genaro Camboim e Waldney Costa como palestrantes e mediação da professora Irene van den Berg.

“No encontro virtual, conversaremos sobre a história da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, entendendo-a como esforço institucional que é  parte de um projeto nacional de organização do espiritismo. Falaremos ainda da constituição do circuito evangélico em Natal, dinâmica que estimula e define esquemas de circulação de pessoas e de coisas, em diferentes espaços, sejam eles físicos ou virtuais, locais ou globais”, detalha o professor Genaro.

“O Nordeste mantém-se como a região mais católica do Brasil, mas pouca gente se dá conta que regiões metropolitanas, como a de Natal, possuem perfis semelhantes ao do país como um todo: queda católica e crescimento de evangélicos, espíritas e pessoas sem religião. No caso evangélico, com a urbanização surgem vários dispositivos que permitem uma circulação que envolve igrejas, mas está para além delas. A live do Projeto Mnemônicas será uma ótima oportunidade para conversarmos sobre isso. Falar da memória religiosa de Natal é, também, da memória religiosa do Brasil e das nossas próprias famílias, que estão se tornando multirreligiosas”, observa o professor Waldney.

As videoconferências do Mnemônicas  serão transmitidas pelo canal do Youtube Ciências da Religião UERN Natal, sempre às 15h. Confira os próximos temas e datas:

06/02/2021 – Personalidades religiosas e patrimônio

20/02/2021 – Arquitetura religiosa e patrimônio

27/02/2021 – Patrimônio afro-religioso

06/03/2021 – Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal

O Projeto Mnemônicas nasceu da Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal, realizada em 2018 e 2019, que não ocorreu em 2020 devido à pandemia. O projeto foi contemplado com Recursos da Lei Aldir Blanc, Fundação José  Augusto,  Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Além da série de videoconferências, o projeto também deverá editar livro impresso e eletrônico, sobre a memória religiosa da capital.