Onda de incêndios criminosos é lembrada em Colação de Grau da UERN em Natal

A colação de grau do Campus Avançado de Natal (CAN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi celebrada, nesta terça-feira, 3, com pedidos de paz e reconhecimento de que a educação é o melhor caminho de formação do cidadão. “Estamos combatendo a violência e os desequilíbrios sociais com o que há de mais primoroso, que é a educação”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.

Colação Natal 02-08-16 (58) Colação Natal 02-08-16 (60)

No discurso para os 54 formandos do Campus de Natal e Núcleos Avançados de Educação Superior (NAES) de Nova Cruz, Santa Cruz e Touros, o reitor adiantou que em meio ao clima de apreensão com a onda de incêndios criminosos no Estado, houve quem sugerisse o adiamento da solenidade de colação de grau. “Não poderíamos conceber esse adiamento. Primeiro, pelo respeito e expectativa aos formandos e familiares e, também, pela obrigação que a UERN tem de mostrar à sociedade o lado do bem”, pontuou.

Lembrando que o Campus Universitário fica vizinho ao Complexo Penal Dr. João Chaves, na Zona Norte de Natal, Pedro Fernandes fez uma comparação entre os investimentos feitos na UERN para a formação profissional e no sistema prisional do Rio Grande do Norte na manutenção dos apenados. “Um aluno da UERN custa – eu digo custa porque é assim que muita gente pensa – R$ 800 reais por mês, enquanto que um preso é R$ 3 mil”, comparou, acrescentando que a sociedade potiguar deve se orgulhar e lutar pela UERN para que a Instituição possa continuar formando cidadãos e contribuindo significativamente com a educação básica do Estado.

A secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, justificou a ausência do governador Robinson Faria em função da operação de combate aos incêndios na capital e interior do Estado e disse que os graduandos devem se orgulhar do diploma conquistado na UERN. Ela considerou o momento da colação muito significativo para as famílias e sociedade potiguar.

A Paraninfa das Turmas, Irene Van Den Berg, que é diretora do Complexo Cultural, recordou que a formatura marcou os 15 anos da criação do Campus de Natal. O CAN foi criado em 02 de agosto de 2001, tendo como primeiro curso Ciências da Religião.

No final da solenidade, o reitor voltou a fazer apelo pela retomada da paz no RN.