Maio Amarelo: Sexta das Ciências debaterá paz e educação no trânsito

O projeto de ensino Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade Sexta das Ciências debaterá trânsito, se engajando na campanha Maio Amarelo, campanha que tem objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

“O tema foi escolhido diante de um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo programa Vida no Trânsito, do qual sou representante aqui da Uern Natal, juntamente com o Prof. Dácio Michel, coordenador do Sexta das Ciências. As atividades educativas para o trânsito são desenvolvidas o ano inteiro, com destaque no mês do Maio Amarelo e  durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro. Nesse período, mais que nunca, abrimos as portas da universidade para ações educativas para toda a comunidade”, conta Marcella Karin, coordenadora de eventos da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), que sugeriu o tema “Juntos Salvando Vidas: Uma visão altruísta e cidadã no trânsito”, sobre o qual será o debate da edição desta sexta (13/05).

Nesta edição,  o Sexta das Ciências terá a participação de pessoas que fazem parte de projetos de educação no trânsito o ano inteiro, aproximando assim a comunidade acadêmica, servidores e estudantes, da prática e da realidade.

Participarão do debate, que será transmitido pelo canal da Uern Natal no Youtube, a partir das 16h, o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran/RN, Luiz Flávio Câmara; o subcoordenador da Operação Lei Seca no RN e especialista em Direito de Trânsito, Capitão PM Luciano Cruz, e o empresário Marcelo de Sousa Moura Júnior, que perdeu o filho Alan Amoêdo Moura, vítima de um acidente automobilístico, e criou a campanha “Trânsito na Paz, transformando luto em luta”, além das professoras Aurélia Carla Queiroga da Silva, mestre em Direito, e Rouseane da Silva Paula, doutora em Educação.

“O nosso foco será voltado para demonstrar o quão devastador é uma fatalidade no trânsito para uma família, e as sequelas que acompanham seus membros até o término das suas vidas”, adiantou Marcelo de Sousa, sobre sua participação no debate.