Formandos de Odontologia de Caicó celebram a realização de um sonho

Graças à UERN, hoje a filha de um pedreiro se forma em Odontologia”, disse com orgulho a oradora da turma de Odontologia do Campus de Caicó, Wyllka Cyntya Galvão da Silva, durante a solenidade de colação de grau, realizada na última quarta-feira, 11. A cerimônia ocorreu no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó.

Em um discurso emocionado, Wyllka Galvão lembrou da trajetória de luta, superações, alegrias, desafios, companheirismo e força compartilhada pelos 28 formandos. Muitos saíram de suas cidades em busca do sonho da graduação. Longe da família e amigos, encontraram nos colegas de curso, professores, técnicos administrativos da Universidade o apoio necessário para continuar. “Foram muitas dificuldades, mas conseguimos. Os sentimentos do dia de hoje são de conquista, gratidão e o desejo de realizar novos sonhos”, enfatizou a oradora.

Natural da cidade de Antônio Martins, Letícia da Silva Neris é uma dos tantos estudantes do curso que não mediram distância para conquistar seus objetivos. “Foi um desafio morar longe da família, mas eu consegui vencer. Estudei toda a minha vida em escola pública e hoje tenho o prazer de me formar em uma universidade pública, concluindo o curso que sempre sonhei”, diz. O graduado Rafael Ferreira de Paiva, de Apodi, também afirma que valeu a pena toda a experiência que adquiriu na Universidade. “Foram cinco anos de muita luta, muitos obstáculos vencidos. Hoje, celebrar a conclusão do curso é um momento de muita felicidade”, frisa.

Paraninfa da turma, a Profª. Drª. Daniela Mendes da Veiga Pessoa parabenizou os formandos pela dedicação, força de vontade e pela sabedoria de saber aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela Universidade. “Nesta celebração, a UERN reafirma o seu compromisso com as famílias do Seridó. Aqui testemunhei gente simples e trabalhadora realizando o sonho de formar os filhos em uma Universidade pública e de qualidade. Essa vitória é de todos que estão aqui. Espero que vocês (formandos) façam a diferença na vida de seus pacientes”, ressalta.

Bem mais que oportunizar a interiorização do ensino superior, a UERN contribui significativamente para melhorias na região onde ela está inserida. Daniela Mendes destaca que no curso de Odontologia, por exemplo, além de contribuir com a comunidade ao longo do curso, com ações de pesquisa e extensão, a UERN possibilita a fixação dos egressos na região, refletindo em benefícios para a saúde pública.

Diretora do Campus de Caicó, a Profª. Drª. Shirlene Santos Mafra Medeiros, que presidiu a cerimônia, externou a alegria de compartilhar com os formandos neste momento. Ela ressaltou que os estudantes estão concluindo a graduação em um dos melhores cursos de Odontologia do Brasil.

Foram muitos desafios superados pela força de vontade de cada um e com o apoio daqueles que lutam por uma Universidade cada vez mais forte. Esse é o momento de festejar uma vitória que não é apenas dos formandos, mas de familiares, amigos e de toda a comunidade uerniana”, finaliza Shirlene Dantas.