Emoção e exemplo de superação marcam colação de grau na Uern Pau dos Ferros

“Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você”. A frase da escritora e humanitária Cynthia Kersey resume bem a emocionante lição repassada pelo graduando José Caio Daniel Germano Silva e sua família aos outros 70 concluintes dos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros, durante a solenidade de colação de grau, realizada na noite desta quinta-feira, 15.

Natural de Francisco Dantas, da região do Alto Oeste, José Caio Daniel teve asfixia perinatal, que é a falta de oxigenação em momentos próximos ao parto, que afetou os músculos, o deixando com tetraplegia e dificuldades motoras. “Ele foi desacreditado pelos médicos, mas eu sempre acreditei que meu filho era capaz de tudo. E hoje, ver ele recebendo um diploma de graduação, é a realização de um sonho”, declara a senhora Maria da Conceição Germano, mãe do graduado.

Desde os primeiros passos na pré-escola até a conquista do diploma de graduação em Letras – Língua Portuguesa, Maria da Conceição Germano sempre esteve ao lado do filho. “A batalha foi muito grande, mas não medi esforços para chegar até aqui. E quero continuar, e vê-lo concluindo uma pós-graduação”, comenta.

Por seus esforços e persistência, Maria da Conceição Germano recebeu uma moção de reconhecimento pelo acompanhamento na trajetória acadêmica de seu filho José Caio Daniel Germano Silva. “A luta foi árdua, difícil e por vezes quase impossível, mas foi vitoriosa e recompensada com uma graduação de uma universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente”, constam nos dizeres da Moção de Reconhecimento, assinada pela reitoria Cicília Maia, o vice-reitor Chico Dantas e o diretor da Uern Pau dos Ferros, Agassiel Alves.

José Caio Daniel, que recebeu seu diploma ao lado da mãe e da irmã, destaca que esse é um momento muito especial. “Estou muito feliz. Não teria conseguido sem o apoio da minha família”, frisa.

Emocionado, Agassiel Alves externou a importância de cada um acreditar em seus sonhos. “Eu acredito potencial de vocês, na força de mudança que cada um tem dentro de si. Hoje, vocês iniciam um novo ciclo, e tenho certeza que ao longo de sua vida, vocês carregarão as vivências que tiveram aqui na Uern”, declara.

Através de mensagem encaminhada aos graduados, a reitora Cicília Maia declarou que este é um momento de muita alegria. “É uma grande felicidade comemorar mais uma colação de grau. Vocês estão aptos para exercer a profissão que escolheram. Tenham orgulho do diploma que vocês estão recebendo. Tenham orgulho da Uern”, disse na mensagem.

Na noite desta quinta-feira, 15, colaram grau as turmas de Letras – Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa, Enfermagem, Educação Física e Geografia da Uern Pau dos Ferros.