DAINT recebe visita de representante da Fundação Fulbright

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DAINT-UERN) recebeu, na manhã desta terça-feira (4), a visita da assistente de programas da Fundação Fulbright no Brasil, Aryana Souza, que avaliou a parceria firmada entre as duas instituições.

O chefe de gabinete, prof. Zezineto Mendes, representou o reitor Pedro Fernandes e ressaltou a importância de firmar parcerias com instituições de outros países para incrementar intercâmbios e outras ações.

A UERN e a Fulbright firmaram neste ano uma parceria, através do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA), por meio da qual três professores norte-americanos desenvolvem atividades no Departamento de Letras Estrangeiras da Faculdade de Letras e Artes (DLE/FALA).

“Sempre que há projetos com novas instituições, nós fazemos visitas para avaliar o andamento do programa, para saber se precisa ajustar alguma coisa e garantir a continuidade do projeto”, explica Aryana.

Conforme Aryana, o ETA tem como objetivo estreitar a relação entre os EUA e outros países, promovendo uma troca cultural a partir das atividades acadêmicas.

“O programa aqui está caminhando bem. Nós tivemos uma reunião muito agradável e apontamos algumas questões para que no próximo semestre ele funcione ainda melhor”.

“A avaliação que a gente faz do programa é muito positiva. Temos uma participação muito boa dos alunos. Próximo ano, receberemos mais três professores e faremos um trabalho ainda mais bem estruturado”, acrescenta o professor Luís Alberto Lima, assessor da DAINT.

Desde março deste ano, os três professores norte-americanos têm desenvolvido atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Eles permanecerão na Universidade até o mês de novembro.

“Estou adorando e já me acostumei muito mais. Nós fazemos grupos de integração, de livros, de filmes. Tem sido muito interessante. Também já estou conseguindo dormir algumas noites sem ventilador”, brinca a professora Elena Bell, que integra o trio.

Editais com bolsas

A Fulbright Brasil está com editais com bolsas para estudantes, pesquisadores e professores brasileiros.

Os editais estão disponíveis no link: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/