Curso de Enfermagem da Uern Caicó cola grau em solenidade extraordinária

“Hoje é dia da realização do sonho”, externou a formanda Marcela Eduarda, em nome dos 19 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Caicó, que colaram grau em solenidade extraordinária. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira, 25, no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em seu discurso, Marcela Eduarda, oradora da turma, relembrou todos os desafios pessoais e coletivos superados pelo grupo para chegar a este momento. “Enfrentamos uma greve antes mesmo de iniciar as aulas, a pandemia de Covid 19, os desafios das aulas e estágios. Foi uma longa trajetória, mas conseguimos superar todas as adversidades para chegarmos até aqui. A partir de agora seguiremos novos sonhos, novos caminhos”, disse a graduanda, emocionada.

A paraninfa da turma, a professora Jéssica Dantas, relembrou que sua história com a da turma estão entrelaçadas. “O primeiro dia de aula desta turma de Enfermagem foi o meu primeiro dia como professora efetiva da Uern. Aprendemos juntos o sentimento de pertença e de coletividade”, declarou.

Ela enfatizou que os desafios enfrentados pela turma, sobretudo o fato de ter passado por uma pandemia, foram importantes para moldar a sua formação, fazendo cada um pensar sobre a responsabilidade social enquanto profissional. “Tenham orgulho de terem sido formados em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Vocês sairão grandes enfermeiros, capazes de promover a transformação social”, ressalta Jéssica Dantas.

A diretora da Uern Caicó, a profª. Drª. Shirlene Mafra, que representou a reitora Cicília Maia na solenidade, parabenizou a todos os graduandos. “É um momento de grande conquista. Atravessamos tempos difíceis, mas conseguimos chegar até aqui. Tenham certeza que a missão será árdua, dada a relevância do papel social dos enfermeiros, mas vocês estão preparados”, disse, destacando que é uma honra estar festejando a vitória dos graduados.