Concluintes da FANAT e do Núcleo de Apodi colam grau na tarde desta quinta-feira

Concluintes dos cursos da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), do Campus Central da UERN, e do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Apodi, colaram grau em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 25. A cerimônia ocorreu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Acompanhados de familiares e amigos, graduandos dos cursos de Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas e Ciência da Computação comemoraram o fechamento de um importante ciclo. O sentimento comum a todos presentes à solenidade é de orgulho, conforme externou o orador Exlley Clemente dos Santos, do curso de Ciência da Computação.

“Estamos orgulhosos por estar colando grau em uma das melhores Universidade do Brasil”, exaltou em seu discurso. Ele enfatizou ainda que o momento também é de agradecer. “Temos que prestar agradecimento aos nossos professores, responsáveis por nossa formação de excelência; a nós, que com muito esforço, disciplina e educação chegamos até aqui; e a nossa família por todo apoio”, disse.

E complementou: “A trajetória não foi fácil. Mas sabíamos que todo nosso esforço iria colocar um sorriso orgulhoso em nossa família. Foi por vocês e para vocês. Agora estamos preparados para mostrar ao mundo a qualidade dos profissionais que foram formados na UERN”.

Paraninfo da turma, o Prof. Dr. Sebastião Emídio Alves levou aos concluintes uma mensagem baseada em duas palavras: defesa e valorização. “Defendam a ciência. Como cientistas, que vocês possam levar a luz de conhecimento para onde forem. E valorizem a sua formação. Exerçam a carreira que escolheram com orgulho. E se quiserem retornar à UERN, para uma pós-graduação, estaremos aqui”, disse, sob aplausos dos presentes.

De fato, o convite para retornar à UERN deverá ser aceito por muitos dos agora graduados. Como, por exemplo, Agripino Sousa, que concluiu a graduação nesta solenidade e iniciará no próximo mês o Mestrado em Física. Para ele, é uma satisfação dar continuidade a sua capacitação na UERN, lugar onde ele considera um ambiente mais que familiar. “A UERN é minha casa, pois passo mais tempo no Campus do que na minha própria residência. Representa muito saber que posso chegar na UERN e vou ter sempre as portas abertas”, declara.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto enfatizou o papel da Universidade na formação de profissionais tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Hoje temos cursos de mestrado em todas as áreas do conhecimento. Quase 90% dos nossos professores são mestres ou doutores. Temos as melhores pessoas aqui, empenhadas para fazer o melhor trabalho e oportunizar um ensino de qualidade”, finaliza.