Colação de grau forma educadores do curso de Letras Língua Portuguesa

Fazer a diferença na vida das pessoas é um dos principais papéis de um(a) educador(a). Na tarde de hoje, 27, no Teatro Lauro Monte Filho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) entregou ao mercado de trabalho 14 multiplicadores dessa missão ao realizar a colação de grau dos cursos de Letras Língua Portuguesa (Campus Central) e Letras Língua Portuguesa (modalidade Ensino a Distância), ambos da Faculdade de Letras e Artes (Fala).

Por mais de uma vez, a reitora Cicília Maia, em seu discurso, mencionou a expressão de que os(as) formandos(as) possam fazer o diferencial na vida das pessoas.

“Vocês estão assumindo essa linda missão de educar, de transformar pessoas, de mudar vidas, pois sabemos que a educação emancipa. Temos orgulho da trajetória que vocês trilharam na universidade, com muitos desafios, com a pandemia. Hoje vocês se tornam mais responsáveis pelo direcionamento das suas profissões e com a missão de educar o Brasil. Repito: Façam a diferença na vida das pessoas. Sejam protagonistas das suas histórias, sejam humanos e humanas, brilhem muito e honrem o diploma da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, destacou.

Antes dela, a oradora das turmas concluintes, Josirranny Priscilla da Silva Lima, comentou que o sentimento de todos era de gratidão por tudo que enfrentaram e pelo que agora conquistaram.

“Muitos colegas como eu estão vendo aqui a realização dos seus pais. Foi um percurso de conhecimentos, angústias e sorrisos. Cada um de nós trilhou um caminho que não foi solitário, mas não deixou de ser árduo. Muitos enfrentaram percalços, sobreviveram à Covid, perderam entes queridos, mas continuaram na luta. Estamos aqui porque fomos resilientes. Somos vencedores”, ressaltou.

Com longa história na Uern, desde aluna da graduação até o doutorado e como professora há 28 anos da Instituição, a paraninfa das turmas, professora Josefa Francisca Henrique de Jesus, compartilhou a emoção com o público.

“Estou feliz e agradecida por compartilhar desse momento com vocês. Acredito na transformação pelo ato da formação. É um momento muito especial que reúne discentes de períodos diferentes, portadores de diferentes singularidades. Coloco em vocês fé e esperança, pois vocês são a soma de forças que construímos no processo de formação de educadores”, comentou.