Avó que sonhou ser professora se emociona em colação de grau da neta

Em uma solenidade simples, mas bastante concorrida, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte conferiu grau a 24 novos profissionais na tarde desta sexta-feira. São alunos dos Cursos de Administração, Direito e Ciências Biológicas (Bacharelado); Educação Física, Pedagogia e Física (Licenciatura) do Campus Universitário Central; Ciência e Tecnologia, Campus de Natal; Direito, Núcleo de Nova Cruz e Enfermagem, de Pau dos Ferros.

No discurso, o reitor Pedro Fernandes aconselhou os formandos a buscaram a pós-graduação e destacou a importância do recebimento do diploma no ato da formatura. “Zelem pelos nomes que estão neste diploma: o de vocês; das famílias e desta universidade”, afirmou, considerando a presença dos familiares uma prova de valorização do curso concluído.

Um dos exemplos de que a solenidade é um ato importante para as famílias é dona Sulamita Matilde, que não escondia a emoção pela neta Sâmua Lene Soares de Góis, Direito (Campus Central). Num canto da sala da Faculdade de Enfermagem, a avó, que nunca frequentou uma universidade, disse que estava com vontade de chorar, tamanha a emoção. Aquele foi um dos poucos momentos em que esteve numa colação de grau. Mãe de 10 filhos, dona Sulamita só viu 3 deles se formarem. Dois, pelo menos escolheram a profissão que ela sonhou: professora. Mesmo não seguindo o magistério, a neta que estava se formando também lhe deu muita alegria por escolher um curso que ela espera possa trazer justiça social.