Alunos dos cursos de humanas da UERN colam grau

Na noite desta quarta-feira, 24, colaram grau alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN).

Formaram-se alunos dos cursos de Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia e Comunicação Social (habilitação em Radialismo).

Dentre os graduandos, uma história que mostra o peso da UERN na vida das famílias potiguares. Mateus Alexandre que se formou em Ciências Sociais é filho de Márcio Alexandre, servidor da FAFIC e duas vezes graduado na UERN (em Direito e Pedagogia). “Sem dúvidas, meu pai é minha maior inspiração em relação aos estudos, alguém que conseguiu tudo por esse meio. A história dele com a UERN é antiga, com duas graduações e um mestrado, então começar minha trajetória acadêmica aqui e ter a honra de ser laureado é uma felicidade imensurável”, comentou.

A solenidade foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e teve como paraninfo o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Coube ao graduando Yadson Fábio da Silva Magalhães fazer o juramento. O discurso ficou por conta de Judson Caetano da Silva.

Na fala, ele destacou a importância da educação no Nordeste. Para ele, a história destes estudantes, agora graduados, com a UERN não termina. “É o papel da educação mostrar o que temos e o que somos. Devemos sair desta Universidade com a certeza que deveremos retornar, seja como alunos ou professores”, disse.

Padre Sátiro fez uma dedicatória às famílias dos formandos. “Neste momento vislumbro a alegria das famílias diante desta conquista que agora inicia a caminhada profissional. Vocês agora deixam a UERN para entrar no mercado de trabalho, na sociedade de consumo”, destacou.

O ex-reitor Padre Sátiro foi o líder do processo de estadualização da UERN entre os anos de 1986 e 1987.

Ele historiou o processo de evolução da UERN e em seguida fez um aviso: “Respeitem a UERN! Porque acreditamos ser a educação o seu melhor investimento”.

O discurso de encerramento foi do reitor Pedro Fernandes, que destacou no início a história de Padre Sátiro com a UERN. “O seu trabalho foi fundamental naquele momento”, reconheceu.

O reitor destacou a capacitação de recursos humanos na UERN. “Mais de 80% do corpo docente possui dedicação exclusiva. Temos 90% de professores mestres e doutores. Nossos técnicos possuem posição de destaque na UERN, estão cada vez mais capacitados fazendo mestrado e doutorado”, lembrou.

O reitor falou também sobre o impacto da UERN e o avanço na interiorização da pós-graduação. “Temos 89% dos nossos alunos que nunca estudaram em escolas particulares. Mas esta é a mesma instituição que insistem em dizer que está em crise mesmo tendo 22 mestrados e quatro doutorados. Vocês vão voltar como professores, técnicos ou alunos de pós-graduação”, recordou.