Alunos da FALA e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas colam grau

Um dia especial para dezenas de alunos dos cursos da Faculdade de Letras e Artes (FALA) e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A tão almejada Colação de Grau foi realizada na tarde desta terça-feira, 23, por videoconferência.

A solenidade de formatura dos graduados em Letras (Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa e suas respectivas literaturas) e Música, do Campus Central, e de Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas na modalidade a distância) do Núcleo de Caraúbas foi conduzida pela diretora da FALA, professora Ma. Iara Maria Carneiro de Freitas.

Realizada pelo Google Meet e transmitida pelo canal UERN Oficial no Youtube, a solenidade pode ser assistida AQUI.

Ao prestar homenagem às turmas concluintes, o graduando João Paulo Rocha, do curso de Língua Portuguesa, ressaltou o privilégio de muitos colegas estarem participando desse momento.

“Cursar uma licenciatura, no país onde o regime governamental vigente pleiteia um desmonte na educação, não constitui tarefa fácil. Estar aqui hoje, com efeito, sendo pobre, de cidade do interior e fruto do ensino público consiste, sobretudo, um ato de resistência. Sim, resistência a um sistema opressor, que busca fazer a educação um mero instrumento de reprodução das desigualdades sociais. Resistência ao sistema meritocrático, que enxerga a educação como privilégio que deve ser alcançado por poucos. Resistência ao sistema que desvaloriza os profissionais da educação no ensino público. Nesse contexto, concluir o ensino superior deixa de ser meramente a obtenção de um título e passa a ser um ato político de resistência”, discursou.

A diretora da FALA parabenizou os formandos que agora deixam de ser alunos e passam a ser colegas professores.

“Que cumpram com amor e com responsabilidade a missão que recebem hoje: de serem professores, de levar reconhecimento principalmente num momento tão difícil. É missão árdua, mas é primorosa. Quando tudo isso passar, quando os reis errados saírem, poderemos dizer que a educação venceu, a ciência venceu, a sabedoria venceu”, destacou Iara Maria Carneiro de Freitas.

Confira AQUI o cronograma das próximas Colações de Grau.