Atendimento multiprofissional promove acolhida e escuta qualificada de demandas dos discentes

Após realizar uma série de ações relacionadas à campanha Setembro Amarelo neste mês, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) permanece disponibilizando a todos os discentes seus canais de atendimento que promovem o acolhimento das demandas ligadas a questões emocionais e pedagógicas.

O atendimento é realizado pela equipe multiprofissional da pró-reitoria, diante da necessidade de acolher, orientar e ressignificar as diversas demandas relacionadas a problemas emocionais e consequentemente de aprendizagem.

A equipe multiprofissional é composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e psicopedagogia, os quais atuam diretamente na ressignificação de situações que interferem na vivência acadêmica, ampliando as ações de permanência estudantil da Universidade.

Para Leila Menezes, assistente social da Prae, o atendimento do serviço social na equipe multiprofissional contribui para a atenção a saúde dos discentes, considerando-os sujeitos participantes do processo ensino e aprendizagem, visando garantir o acesso ao serviço e a sua permanência na instituição.

Por sua vez, a psicopedagoga da Prae Gregória Queiroz ressalta que, no ensino superior, é primordial o desenvolvimento de um trabalho preventivo e permanente que aborde os aspectos relacionados à saúde e bem-estar da comunidade acadêmica, sob uma perspectiva multidisciplinar.

“A Uern tem se preocupado com toda essa temática e vem cuidando pra ofertar um serviço cada vez mais qualificado. Os serviços prestados pela Prae, nesse sentido, têm crescido bastante e, com o passar do tempo, têm sido mais desafiantes. Várias são as situações em que apenas em um atendimento ou mesmo em um momento coletivo percebe-se uma melhora na situação do estudante. É comum recebermos relatos sobre como  o serviço de apoio realizado pela equipe multiprofissional tem ajudado na rotina acadêmica, também na sua vida fora da Uern e nas expectativas com o futuro”, frisa a psicóloga da pró-reitoria Katarine Andrade.

O serviço de atendimento multiprofissional destina-se aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais e EaD, de graduação e pós-graduação na Uern, ocorrem de forma presencial e remota.

O acesso ao atendimento multiprofissional se dá através de demanda espontânea, sem necessidade de comprovação de vulnerabilidade social. O discente deve solicitar atendimento através do e-mail apoiomultiprofissional.prae@uern.br ou por este link.

Também é possível entrar em contato com a pró-reitoria através do telefone (também Whatsapp) (84) 3315-2185.

Conheça outros canais de atendimento relacionados à saúde mental:

Clique para ver maior