Professores da Uern são contemplados em chamadas públicas do CNPq

Quatro professores da Uern foram contemplados neste mês em chamadas públicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os docentes tiveram projetos aprovados para o repasse de recursos ou receberão bolsas de produtividade.

Os dois projetos aprovados para receberem recursos foram contemplados na chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 e são coordenados pelos professores Rosa Maria Rodrigues Lopes, do Departamento de Turismo, e Marcelo Bezerra de Morais, do Departamento de Educação – ambos do Campus Central. A chamada tem como objetivo promover apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Intitulado “Governança turística na perspectiva do desenvolvimento regional do Polo Costa Branca/RN/Brasil”, o primeiro projeto, coordenado pela professora Rosa Lopes, tem como objetivo discutir o tema da governança turística no contexto do Programa de Regionalização do Turismo, tendo como objeto específico o Polo Costa Branca.

A pesquisa será norteada, metodologicamente, pela sistematização de estudos teóricos sobre a temática, levantamento de informações socioeconômicas da região, produção de material fotográfico e cartográfico, entrevistas com os representantes da governança turística, sistematização dos resultados para publicação de um livro e para compor tema central de evento, além da construção de site.

O projeto conta com cinco docentes envolvidos, além de um estudante bolsista, e tem prazo de execução de 12 meses.

O segundo projeto contemplado na chamada pública, coordenado pelo professor Marcelo Morais, tem como título “Ensino de Matemática no Nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições”.

A pesquisa tem como objetivo central elaborar compreensões sobre o ensino de matemática na região Nordeste, tanto considerando processos (históricos) de ensino, formação docente e produção de conhecimento científico quanto na percepção das implicações desses processos na formação dos sujeitos e suas subjetividades.

O estudo envolve uma equipe de oito docentes e pesquisadores em formação, da graduação ao pós-doutorado, os quais atuarão em projetos específicos no sentido de produzir diferentes e múltiplas compreensões atreladas à pergunta central da pesquisa. O trabalho tem prazo de 36 meses.

Através da mesma chamada pública, também foram contemplados professores que são alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino). Os trabalhos têm como tema “Licenciaturas – Estudo curricular sobre a formação inicial de professores da educação básica em universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba” e “Alfabetização científica e tecnológica para a compreensão das relações”. Eles são coordenados, respectivamente, pelos professores Emerson Augusto de Medeiros (Ufersa) e Albino Oliveira Nunes (IFRN).

Os outros dois docentes da Uern contemplados por editais do CNPq receberão bolsas na modalidade Produtividade em Pesquisa, através da chamada pública CNPq Nº 04/2021. Foram contemplados os professores Anne Gabriella Dias Santos e Guilherme Paiva de Carvalho.

A chamada pública CNPq Nº 04/2021 tem entre seus objetivos valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, além de incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.