Uern realiza colação de grau de 38 concluintes do Campus de Natal, Núcleo Avançado de Nova Cruz e da Faculdade de Educação, do Campus Central

De acordo com a Portaria n° 123/2020-GR/UERN, que estabelece normas referentes à outorga do grau aos estudantes dos cursos de graduação via videoconferência, nesta terça-feira(21), o diretor da Uern Natal, Prof. Dr. David de Medeiros Leite, representando a reitora Profa. Dra. Cicília Raquel Maia Leite, concedeu grau aos graduandos dos cursos de Ciência da Computação, Ciências da Religião, Direito e Ciência e Tecnologia, anos 2021.1 e 2020.2, do Campus de Natal; de Direito, ano 2021.1, do Núcleo Avançado de Educação Superior de Nova Cruz, e de Pedagogia, da Faculdade de Educação, ano 2019.2, do Campus Central.

O Prof. Dr. José Mairton Figueiredo de França, diretor de Admissão, Registro e Controle Acadêmico, apresentou os 38 graduandos dos cursos, e a graduanda Anne Catarine Leonidas Pereira, do curso de Direito, prestou o juramento protocolar, assumido também por todos os novos bacharéis.

Como oradora, a graduanda Andressa Silva de Souza, do curso de Ciência da Computação, prestou homenagem às turmas concluintes, com um discurso inspirado que lembrou que, no Brasil, infelizmente, ainda é um privilégio o acesso e a conclusão de uma graduação em “universidade pública, gratuita e de qualidade, como a Uern”.

“Quem foi inferior ontem pode ser superior amanhã. Nossos resultados são consequências tardias dos nossos hábitos. Por isso, devemos nos preocupar mais com nossa trajetória”, disse a graduanda, que exaltou a superação das adversidades enfrentadas pelos colegas ao longo de seus respectivos cursos e expressou gratidão e alegria com a colação de grau.

O graduando Weverson Gomes da Fonseca, do curso de Ciência e Tecnologia, solicitou o Grau ao professor David, presidente da assembleia, que o concedeu e anunciou os nomes das laureadas com o Mérito Acadêmico.

Instituída em 30 de outubro de 2001, a Comenda do Mérito Acadêmico é concedida aos concluintes de curso de graduação que obtêm o melhor desempenho estudantil, no seu curso, entre os aptos a colar grau, ao fim de cada semestre letivo, de acordo com o artigo 1° da Resolução n° 018/2020 – CONSUNI.

“Esse é um momento de grande significado para a Uern e para os graduados dos cursos desta solenidade. Em homenagem ao conhecimento acumulado durante a graduação, que será compartilhado com a sociedade a partir de agora, neste momento, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte reconhece a dedicação e o empenho acadêmico por meio da entrega da láurea conferida neste ato, que é a coroação de uma trajetória acadêmica vitoriosa”, disse o diretor, revelando os nomes de Maria Rita Bezerra da Silva, do curso de Direito, e Ravena Yaskara Sampaio de Oliveira Tavares, do curso de Ciência e Tecnologia.

Em suas palavras para a assembleia de concluintes, o prof. David, como presidente da solenidade, convocou os agora egressos da Uern a sempre e em todos os lugares, em público ou em família, ressaltar e defender o valor da universidade pública, como instrumento de transformação de vidas e mudanças de perspectivas individuais e coletivas. Palavras reiteradas pelo Prof. José Mairton, que também afirmou aos egressos que poderão continuar contando com a Uern no decorrer de suas vidas profissionais.

E se por um lado a colação de grau por videoconferência tira o calor dos abraços, por outro abre espaço de manifestações dos concluintes, que ganham a palavra ao fim de cada solenidade virtual, quebra de protocolo normalizada pela ex-reitora em exercício, Profa. Dra. Fátima Raquel, propiciando momentos de muita emoção e manifestações de gratidão à Uern, aos docentes e servidores, bem como aos familiares e amigos que incentivaram cada novo concluinte durante o curso até à chegada à colação de grau.