Uern realiza colação de grau de graduandos de Direito, Serviço Social e Ciências Contábeis

“Cada pessoa sabe o tamanho de sua jornada até chegar aqui. Hoje, quem está aqui não é só um formando. É uma família, um sonho, um propósito”. A declaração da graduanda Ana Quitéria, oradora dos concluintes das turmas dos cursos de Direito, Serviço Social e Ciências Contábeis, do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), resume bem a cerimônia de colação de grau. O ato solene não trata somente do fim de um ciclo para os graduandos, mais do que isso, representa a realização de um sonho, a esperança de um futuro melhor.

A solenidade que marcou o fechamento de uma importante etapa para graduandos dos referidos cursos foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16, de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial. O diretor da Faculdade de Direito (FAD), o Prof. Esp. Francisco Valadares, presidiu a cerimônia, representando a reitora Cicília Raquel Maia.

Francisco Valadares relembrou a história da Universidade e o seu papel para a formação de pessoas e na transformação de vidas. “Hoje estamos vivendo um momento ímpar. No mesmo dia em que estamos realizando a colação de grau de novas turmas, será apreciado o projeto de autonomia financeira da Uern, que traz para nós um significado muito importante”, destacou.

O professor também ressaltou a importância da formação acadêmica e do incentivo à valorização da ciência na vida de cada um dos formandos. “A ciência é capaz de criar uma vacina em pouco tempo para que superemos e vençamos uma pandemia, nunca vista na história recente. Vocês, enquanto graduados, formados nas áreas de ciências humanas, sociais e contábeis, que possam ser uma voz na luta contra o negacionismo e na valorização da ciência para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, declara.

A professora Márcia Ribeiro, que representou a governadora do Estado, Fátima Bezerra, parabenizou os formandos e externou a alegria de participar deste importante momento. “A Uern tem um papel estratégico, é uma instituição que tem uma capilaridade na formação de profissionais em todo o Estado. É uma universidade forte voltada para a sociedade, para a superação das desigualdades e do desenvolvimento do Estado”, disse.

Como mensagem final aos formandos, a estudante Ana Quitéria declarou: “Que tenhamos muito orgulho da nossa trajetória. Que tenhamos em mente a importância de carregar um diploma de graduação pela Uern. E que isso nos inspire a lutar sempre por uma universidade pública, plural e de qualidade”.