Departamento de Turismo da UERN Natal divulga resultados de ações durante suspensão de atividades presenciais

Diante da suspensão das atividades presenciais, desde março, o Departamento de Turismo da UERN Natal lançou o “Turismo na rede”, uma soma de ações nas redes sociais do curso (Instagram: @turismouernnatal e Facebook: /TurismoUERNNatal), envolvendo alunos, ex-alunos, professores, técnicos e convidados, para manter a troca de informações e conhecimentos entre a comunidade acadêmica e alcançando também a população interessada no tema.

Esta semana, a equipe envolvida avaliou os resultados e traçou planos. “Conseguimos promover maior engajamento em nossas redes sociais e levar informação e conhecimento para nossos alunos através de lives semanais e do conteúdo disponibilizado diariamente”, relatou a professora Michele Galdino, uma das responsáveis pelo projeto, que avaliou que a ação conquistou o sucesso desejado.

Desde meados de abril, quando foi concebido em reunião do Departamento, o Turismo na rede foi fiel ao objetivo criar conteúdo para as redes sociais do curso e promoveu um crescimento de cerca de 30% no número de seguidores no instagram, garantindo assim maior visibilidade para o Detur UERN Natal.

Está sendo mantida uma programação diária, com os seguintes formatos: Boas-vindas, Fala Egresso, Dicas Detur, Lives, #TBTs, Zelando pela língua portuguesa, Vídeos Por Aí e Natal Antiga.

Também já foram realizada13 lives semanais, reunindo professores da UERN Natal e convidados, para falar de temas relativos ao setor como: Observatório do Turismo do RN; Ações do SEBRAE para minimizar os efeitos da COVID 19 no setor de Turismo, Geoparque seridó: trajetória e desafios a favor do turismo; Marketing turístico digital e as oportunidades do agora e pós pandemia; Evolução e Desafios da Economia do RN; O destino Serra de São Bento/RN e sua preparação e ação no período de pandemia; Pós-Pandemia no Turismo: sendo Realista-Esperançoso; Hospitalidade.Net; O exemplo do Turismo português para o pós-pandemia no Brasil, e Observatur/RN: pesquisas e importância para o turismo potiguar.

As lives também debateram o cuidado com o ser humano, com temas como: Isolamento social, tempo de serenidade e resiliência mental; Vazio Existencial em Tempos de Pandemia, e Antifragilidade em Tempos de Pandemia.

Para Jucielio Domingos, aluno do 5º período de Turismo da UERN Natal e presidente do Centro Acadêmico do curso, as atividades do “Turismo na rede” foram fundamentais para manter o engajamento e o ânimo dos estudantes. “As lives abordaram temas relevantes e adequados para o contexto que estamos vivendo nos âmbitos pessoal, acadêmico e profissional”, opinou.

O coordenador do Detur, Prof. Dr. João Freitas, destacou que o departamento se preocupou em oferecer conteúdo de qualidade para alunos e também seguidores das redes sociais do curso. “Dialogamos com professores, técnicos e alunos e buscamos alternativas viáveis para que, durante a suspensão das aulas presenciais, pudéssemos oferecer alternativas de atividades remotas, sendo tudo planejado de forma conjunta. Em resumo, mesmo nesse momento difícil, estamos empenhado em não parar com o ensino e aprendizado na UERN”, finalizou Freitas.