UERN propõe à SETHAS uso de recursos de fundo para ampliação da assistência estudantil

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentou à Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) proposta de implantação de bolsas estudantis com recursos da Cota Parte do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP).

O assunto foi discutido nesta terça-feira (16), durante reunião com a secretária Íris Maria de Oliveira. A UERN foi representada pelo subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Erison Natécio; e o presidente do DCE/UERN, Paulo Sérgio. A assessora parlamentar da deputada estadual Isolda Dantas e aluna da UERN, Glisiany Plúvia, também participou da reunião.

“A secretária gostou da proposta e se comprometeu a levar essa discussão para outras secretarias e para a governadora”, afirmou Esdras Marchezan. Na ocasião, também foi discutida a ampliação do Restaurante Popular, com o programa Sopa Cidadã.

O documento entregue à secretária Íris Oliveira apresenta um panorama da assistência estudantil na Universidade e mostra que a maioria dos estudantes da UERN, mais de 80%, é oriunda da rede pública de ensino. Conforme dados do ID-UERN, 37,4% dos alunos têm renda familiar mensal de até um salário mínimo e aproximadamente 25% têm renda per capita de R$ 238,00.

Diante desse cenário, a UERN vem expandindo a política de assistência estudantil. “A assistência estudantil tem sido uma prioridade da gestão, pensando principalmente nos mecanismos que garantam a permanência de nossos alunos na Universidade”, comenta o pró-reitor Erison Natécio.

Dentre os avanços estão a ampliação das Residências Universitárias para os campi e implantação do Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e o Programa de Concessão de Auxílio Alimentação (PCAA).

Para dar continuidade a essa expansão, a UERN solicitou apoio da SETHAS para o incremento de 200 bolsas de assistência estudantil, tomando como exemplo outras Universidades – como a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Regional do Cariri (URCA) – que recebem recursos desse fundo com essa finalidade.