PRAE e PROGEP – CONSUNI aprova criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) viveu um momento histórico na manhã desta terça-feira, 19 de junho. De forma unânime, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Com isso, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) foi desmembrada.

Bandeira de luta dos movimentos estudantis e compromisso da gestão – contida inclusive no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – a criação de uma pró-reitoria específica para tratar da assistência estudantil foi comemorada por estudantes, professores e técnicos.

O reitor Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto ressalta a importância desse ato: “O movimento estudantil, sempre muito presente e atuante na UERN, hoje faz parte da decisão política e administrativa na nossa instituição. Além disso, agora teremos assento no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil que existe há mais de 30 anos. De outro lado, temos a PROGEP que vai se dedicar aos nossos recursos humanos e à capacitação de professores e técnicos”, afirmou Pedro Fernandes.

Para o estudante de Direito Paulo Sérgio, esse avanço é de extrema importância: “É um ganho histórico. Quem entra na universidade quer permanecer, não quer só estar na lista do SiSU. Essa é uma conquista que vai mudar a vida das pessoas na universidade”, ressaltou o aluno. A fala de Paulo Sérgio foi corroborada pela coordenadora Glisiany Plúvia, do DCE/UERN, que destacou a luta coletiva e afirmou que “a PRAE significa muito para os mais de 10 mil estudantes da UERN”.

Outros depoimentos ressaltaram a importância de avançar na política de assistência estudantil, como o da professora Kelânia Mesquita, da técnica Séphora Edite, do atual diretor de Assistência Estudantil, Erison Natécio, da diretora da Aduern, Rivânia Moura, dentre outros conselheiros.

A expectativa é de que as duas pró-reitorias – PRAE e PROGEP – sejam implementadas até o fim de junho.